NOTÍCIAS » PISAR MENOS NO ACELERADOR AUMENTA A VIDA ÚTIL DO CARRO

Faz parte da rotina dividir espaço, seja na estrada ou no ciclo urbano, com os apressadinhos que abusam da velocidade. Quem gosta de dirigir com tranquilidade ganha vantagem não só na segurança, mas também na conservação de seu veículo.

Pisar menos no acelerador pode prolongar a vida útil do automóvel e reduzir os gastos com manutenção, segundo o coordenador de Treinamento Técnico da indústria Monroe, Juliano Carreta. Ele cita como exemplo a cidade de São Paulo, onde a velocidade foi reduzida para 50 km/h em vias de grande movimentação. A regra provoca a diminuição da intensidade de absorção de choques e vibrações. “O impacto de passar em um buraco ou lombada a 50 km/h é menor do que a 70km/h, o que prolonga a durabilidade da suspensão”, informa Caretta. “Em baixa velocidade também haverá uma parada mais curta e um trabalho um pouco mais suave dos componentes do freio”.

Outra vantagem para quem gosta de rodar a baixas velocidades é a economia de combustível. “Porém, é importante salientar que congestionamentos, a pressão dos pneus, a rotação do motor, as constantes trocas de marcha, o uso do ar condicionado e, até mesmo, rodar com as janelas abertas diminuem essa economia”, observa o especialista.

Outras ações como revisar o veículo periodicamente, seguindo as instruções da fabricante, abastecer com combustível de qualidade e instalar peças com o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), também ajudam na conservação do veículo e segurança do motorista e passageiros.

Buracos
Os buracos são os grandes vilões que podem acarretar em prejuízos. Carreta recomenda que o motorista redobre a atenção ao trafegar em locais com o asfalto ruim. “O ideal é reduzir a velocidade e ter muita cautela ao passar por buracos e imperfeições, exigindo menos esforço dos componentes da suspensão”, explica.

Desnivelamentos, buracos e ondulações desgastam peças como amortecedores, molas, buchas e peças de borracha em geral, diminuindo o desempenho do veículo. Consequentemente, a vida útil das peças reduz por conta do trabalho excessivo.

by Redação, 26 de outubro de 2015

07 dez 2015 - Radar NacionalVoltar