NOTÍCIAS » PROGRAMA DÁ DICAS DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO PARA IDOSOS EM BELO HORIZONTE

Programa dá dicas de segurança no trânsito para idosos em Belo Horizonte

16:22



(Portal Uai)




A segunda etapa do projeto educativo “Eu Respeito! Solidariedade e segurança para idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida” foi lançado nesta segunda-feira, no Circo Transitando Legal, na sede da BHTrans, na região oeste da capital.

Nesta fase a campanha trata dos idosos e tem como objetivo melhorar a segurança deles no trânsito. De acordo com a companhia de trânsito, este grupo da população corre maiores ricos, principalmente durante deslocamento a pé. A partir de agora, durante o projeto, serão dadas dicas de segurança através de ações como a orientação por agentes do Programa de Saúde da Família. O Circo Transitanto Legal, que até agora só recebe crianças de 6 a 8 anos para trabalhos de educação, passará a receber grupos de idosos. Durante uma manhã ou uma tarde, na sede da empresa, eles assistirão a esquetes do grupo teatral de educação para o trânsito que apresentarão, de uma forma lúdica, dicas de segurança enquanto estiverem transitando pelas ruas. Cuidados simples como usar a faixa de pedestres e olhar para os dois lados da rua antes de atravessá-la, mas que podem salvar vidas.

Programa

Levando-se em consideração que a expectativa de vida do brasileiro vem aumentando e, assim como os idosos, as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida estão conquistando, cada vez mais, seus direitos e se deslocando com mais autonomia, é necessário que essas pessoas mereçam um tratamento mais digno e respeitoso por parte de toda a sociedade. O programa Eu Respeito! é permanente e tem como principal objetivo sensibilizar a todos para que tenham um comportamento especial, mais humano e solidário com esse grupo de pessoas.

A primeira etapa do programa, iniciada em setembro de 2005, realizou várias ações no transporte coletivo da cidade, como a capacitação dos operadores do transporte coletivo para lidar com esse público especial e a conscientização dos usuários através dos esquetes dos Arautos da Cidadania. Foram realizadas 177 apresentações, em 118 linhas do sistema, em que os Arautos mostram aos usuários a importância de reservar os assentos prioritários na parte dianteira do veículo.

O programa foi desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans e da Secretaria Municipal Adjunta de Trabalho e Direitos da Cidadania e Secretaria Municipal de Saúde. Conta também com a parceria do Setra-BH (Sindicato das empresas de transporte de passageiros) e do Consórcio Transfácil.

17 nov 2006 - Portal Uai - 17/11/2006Voltar