NOTÍCIAS » PROGRAMA NA TV TENTA CONSCIENTIZAR JOVENS SOBRE RISCO NO TRÂNSITO

Programa na TV tenta conscientizar jovens sobre risco no trânsito

Leonardo Guandeline, O Globo Online

SÃO PAULO - Quase metade dos acidentes com vítimas tem entre os condutores de veículos um jovem com menos de 29 anos de idade. Em 2005, em 3,4% dos acidentes o carro estava nas mãos de um menor de 18 anos, que pela lei não pode tirar carteira de habilitação.



Casos como o do adolescente de Barretos, um menor de idade que se envolveu em acidente que causou a morte de dois amigos, têm sido comuns no trânsito e levaram o Departamento Nacional de Trânsito a centrar nos jovens a campanha deste ano.



No próximo sábado, dia 17, estréia na TV Cultura, uma série de 20 inserções educativas, de 15 minutos cada, com mensagens de trânsito dirigidas aos jovens. Os programas estão sendo gravados, financiados e produzidos pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que assinou um convênio com a Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura. Veja um trecho do programa educativo



Os programas serão apresentados pelo músico Gabriel O Pensador e serão veiculados até julho sempre aos sábados, às 13h.



A série abordará um tema por semana, sempre em linguagem direcionada aos jovens.



- Vamos trabalhar a questão do bom exemplo, com imagens e recados positivos. Mostraremos também casos reais acontecidos no trânsito, sempre com jovens contando experiências e orientando - diz Juciara Rodrigues, coordenadora-geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito do Denatran, responsável pela série.



Um dos objetivos, segundo Juciara, é mostrar a importância de medidas que previnam acidentes. Em 2005, dos acidentes ocorridos no país em 2005, cuja idade do motorista foi informada, cerca de 46% dos condutores envolvidos em acidentes com vítimas tinham menos de 29 anos.



- Nosso objetivo é expandir a orientação para outros meios de comunicação. Estamos estudando com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República uma campanha em outras tevês, rádios e jornais - ressalta Juciara.



Pela ordem, os programas abordarão os seguintes temas: O Trânsito Brasileiro (1), Rodovias (2), Acessibilidade (3), Transporte coletivo (4), Celular (5), Pedestres (6), Ciclistas (7), O Automóvel (8), Motociclistas (9 e 10), Crianças (11), Jovens (12), Segurança no trânsito (13 e 14), Idosos (15), Álcool (16), O Código de Trânsito Brasileiro (17 e 18), Pensando no Amanhã (19), e Meio Ambiente (20).
26 mar 2007 - Folha de São Paulo - 20/03/07Voltar