NOTÍCIAS » RADAR NACIONAL: SIMULADORES DE DIREÇÃO ESTÃO INSTALADOS EM MAIS DE 3 MIL AUTOESCOLAS

Levantamento feito pelo Ministério das Cidades, por meio do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), mostra que 3.500 Centros de Formação de Condutores (CFCs) espalhados pelo país já contam com simuladores de trânsito, obrigatórios para a formação de novos motoristas de trânsito.

A exigência foi analisada por Detrans preocupados com a qualidade do aprendizado dos futuros condutores. Em 2013, o simulador foi instituído para a categoria B e, no ano seguinte, seu uso se tornou opcional.

A obrigatoriedade do uso de simuladores em autoescolas credenciadas teve o prazo estendido para junho, por meio da Resolução nº 571, publicada em dezembro pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A medida foi tomada depois que o órgão constatou a falta de equipamentos no mercado para suprir a demanda em todo o país. Anteriormente, a medida deveria ser cumprida no primeiro dia de janeiro.

No país, seis empresas vendem o aparelho, que custa cerca de R$ 50 mil. Para que o impacto financeiro não seja um impeditivo, o Denatran permitiu o uso compartilhado dos equipamentos.

Formação
Estudos do National Center for Injury Prevention and Control, agência de prevenção e controle de lesões nos Estados Unidos, mostra que o uso do simulador ajudou a contribuir com a redução pela metade de acidentes nos 24 primeiros meses de habilitação.

Outra pesquisa, realizada em 2099 pela Universidade de Santa Catarina avaliou que o uso do simulador nos cursos preparatórios de novos condutores permite ao aluno sair mais preparado das instruções, já que o equipamento permite a ele vivenciar situações de risco simuladas no aparelho. Outra vantagem é que o simulador permite a formação em ambiente seguro, o que aumenta a confiança do aluno antes de ter de encarar situações reais no trânsito.

A obrigatoriedade, estabelecida pelo Contran, é que o candidato faça até oito aulas no aparelho. As aulas no equipamento deverão ser feitas depois do curso teórico e antes da realização do exame teórico. Na divisão da carga horária, o candidato pode fazer quatro horas simulando o ambiente diurno e quatro o noturno de um total de 25 horas/aula. Quem é habilitado na categoria A e que for adicionar a categoria B vai precisar fazer sete das 20 horas/aula no equipamento, sendo três na condição noturna.

by Redação , 12 de janeiro de 2016

13 jan 2016 - Radar NacionalVoltar