NOTÍCIAS » REALIDADE VIRTUAL PARA DIMINUIR REPROVAÇÕES NO EXAME DE DIREÇÃO

Realidade virtual para diminuir reprovações no exame de direção
Renato Fonseca e Ana Paula Lima - Do Hoje em Dia

Banco, volante, marcha, pedais e monitor. Um programa de computador, semelhante a um videogame, é amais nova aposta do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para diminuir os altos índices dereprovação no exame de direção para tirar a carteira de motorista.
Chamado de simulador de direção veicular, o equipamento visa utilizar tecnologias de realidade virtual paraqualificar a formação dos novos condutores. As autoescolas terão até 30 de junho de 2013 para seadequarem à norma. Atualmente, quase sete em cada dez candidatos levam “bomba” nas provas feitas emBelo Horizonte e região metropolitana. É o pior índice já registrado no Estado.
A coordenadora-geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito do Denatran, Cristina Hoffmann, avaliaque o motorista enfrentará as aulas práticas com mais segurança após o treinamento no simulador. “Ocandidato passará por situações que irão permitir o domínio do veículo. E, assim, ele será melhorpreparado”, avalia Cristina Hoffmann.
Para o consultor em trânsito José Aparecido Ribeiro, qualquer meio para aprimorar a formação do futuromotorista é bem-vindo. “Muitas pessoas encontram dificuldade para dirigir ou não têm aptidão ao volante. Osimulador pode ajudar a desenvolver essa habilidade”. Ele defende, porém, que a carga horária junto aoequipamento seja ampliada.
O presidente do Sindicato dos Proprietários dos Centros de Formação de Condutores de Minas Gerais,Rodrigo Silva, diz ser precipitado afirmar que o simulador implicará em mais aprovações. “Só depois de doisou três anos do uso do equipamento teremos condições de avaliar se há essa relação”, diz.
No último dia 28, Silva esteve com representantes do Denatran, em Brasília, para debater a resolução.Segundo ele, é possível que os sindicatos peçam a prorrogação do prazo.

13 dez 2012 - Renato Fonseca e Ana Paula Lima - Jornal HojeVoltar