NOTÍCIAS » SIMULADOR DE DIREÇÃO: DETRAN-MG PUBLICA PORTARIA QUE REGULAMENTA USO DO EQUIPAMENTO

O Detran-MG publicou hoje (12/11/15), no Diário Oficial de Minas Gerais, a portaria 1377/15, que regulamenta o uso obrigatório do simulador de direção aos candidatos para obtenção da categoria “B” nos processos de primeira habilitação e adição de categoria.

No documento, o órgão de trânsito esclarece as diretrizes sobre uso compartilhado do simulador, espaço necessário que deverá ser disponibilizado nas sedes das autoescolas (caso o CFC não queira fazer o uso compartilhado), número de aulas que poderão ser ministradas pelos instrutores, validação das aulas no equipamento, entre outras. As aulas, que serão obrigatórias para alunos que começarem ou recomeçarem o processo a partir de 1º/01/16, só serão realizadas após a certificação do curso teórico e antes das aulas realizadas em via pública.

Uso compartilhado do simulador de direção
O Detran-MG afirmou que será permitido o uso compartilhado de simulador de direção veicular por CFCs, desde que sejam respeitadas as exigências previstas na portaria. Uma das informações mais importantes é que a modalidade itinerante do simulador de direção será permitida desde que, entre municípios com até 35 mil eleitores, localizados na mesma circunscrição (Ciretran) da Delegacia Regional de Polícia Civil, e desde que não exista nenhum CFC com simulador fixo de direção.

Para Rodrigo Fabiano da Silva, presidente do Siprocfc-MG, a permissão do uso compartilhado do simulador pelos CFCs é a melhor forma encontrada para reduzir as despesas. “A portaria busca facilitar ao máximo o acesso dos CFCs ao uso do simulador estimulando a economia compartilhada, que proporcionará a cobrança de um valor mais justo para os candidatos e lucro para os CFCs, afirma.”

O Siprocfc-MG informa que irá se reunir com o Detran para tratar deste assunto e esclarecer todos os pontos, para comunicar de forma mais detalhada aos CFCs. O Detran-MG também dará mais esclarecimentos sobre a portaria durante o 11º Seminário de Gestão e Educação no Trânsito para CFC. Faça aqui sua inscrição!


CLIQUE AQUI E CONFIRA A PORTARIA 1377/15 DO DETRAN-MG (Páginas 36 e 37 do Diário Oficial de MG)

12 nov 2015 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar