NOTÍCIAS » SINDICATO E FECOMÉRCIO-MG DIVULGAM PESQUISA FEITA COM CFCS MINEIROS

O Siprocfc-MG e a Fecomércio, com o apoio da área de Estudos Econômicos da Federação, finalizaram o estudo feito através de contato com os CFCs mineiros, entre os dias 25 e 31/07/18. A análise foi desenvolvida com objetivo de avaliar o perfil dos CFCs do Estado, identificando a forma em que atuam, além de verificar o posicionamento dos empresários do setor em relação às propostas da Resolução 726/18 do Contran (revogada em março deste ano, mas que tratava das mudanças na Resolução 168. Apesar de revogada, as mudanças estão em debate para que sejam publicadas e entrem em vigor em breve).

Foram avaliadas 321 empresas (quase metade delas estão no mercado há aproximadamente de 10 a 20 anos, segundo a pesquisa), seguindo a proporcionalidade em cada região de planejamento (Alto Paranaíba, Central, Centro-Oeste, Jequitinhonha-Mucuri, Zona da Mata, Noroeste, Norte, Rio Doce, Sul de Minas e Triângulo). O método utilizado para a seleção das autoescolas foi definido com base nos registros do Detran-MG.

"A partir dessa análise, o Siprocfc-MG vai usar os dados para buscar medidas que possam ser implementadas, visando o crescimento do setor. Iremos, se preciso, realizar novos estudos para que eventuais ações adotadas venham de fato contribuir com a categoria. A Fecomércio tem sido fundamental neste apoio", afirmou o presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias. A pesquisa, baseada em amostras e feita de forma quantitativa, por telefone, mostrou algumas características curiosas do setor. Das empresas entrevistadas, 96,9% ofertam o curso teórico para primeira habilitação; 93,1% oferecem curso de reciclagem e 91,6% o curso de atualização, por exemplo. Dentre os CFCs, 89,4% afirmaram disponibilizar o ensino dos três cursos. Apenas 0,9% dos CFCs ofertam o curso prático para todas as categorias.

Sobre a Resolução 726/18, 74,5% dos entrevistados têm conhecimento das mudanças propostas. Já sobre a regulação dos preços praticados, 76% acreditam ser uma solução para o setor.
Visando a acessibilidade, 79,1% das autoescolas estão preparadas para atender a pessoas com deficiência. Desse grupo, 99,2% possuem rampas e banheiros adaptados, como pede a legislação; 26,4% possuem veículos adaptados e 19,3% contam com instrutores com conhecimento em Libras.

Outro dado interessante tem relação com a administração da empresa. Além de gerenciar o estabelecimento, 21,8% dos empresários afirmam que também ministram aulas teóricas e 22,7% desempenham a função de instrutor; 47% atuam apenas na gestão do negócio.

O documento será norteador de diversas estratégias que o Siprocfc-MG começará a planejar daqui pra frente, pois um dos objetivos do Sindicato é trabalhar sempre pela melhoria do setor e sustentabilidade dos CFCs de Minas Gerais.

CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWLOAD DO ESTUDO COMPLETO!


NOTÍCIAS RELACIONADAS

FECOMÉRCIO-MG COMEÇARÁ CONTATO COM ALGUNS CFCS PARA LEVANTAMENTO DE DADOS DO SETOR

13 ago 2018 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar