NOTÍCIAS » SINDICATO PASSARÁ A COMPOR DIRETORIA DA FECOMÉRCIO-MG

O Siprocfc-MG conquistou mais uma vitória em sua história. Depois de um ano de filiação à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), o Sindicato fará parte da nova diretoria da entidade para o período de gestão entre 2018 e 2022. A disputa entre as duas chapas concorrentes ocorreu nessa terça-feira (24/07/18), na sede da Federação, em Belo Horizonte.

"Desde quando nos filiamos, identificamos a importância da filiação, pois com a Fecomércio-MG o Sindicato passou a ter um melhor relacionamento nas entidades. Até mesmo as discussões passaram a ser mais bem embasadas, pois a estrutura que a Fecomércio-MG oferece aos sindicatos é muito ampla, tanto é que iniciamos agora uma grande pesquisa econômica para desenvolver um estudo para tentar buscar alternativas para o setor. Além disso, existem uma série de serviços, parcerias e discussões que ampliam a capacidade do setor", explicou o presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias, que passa a ser um dos membros titulares da diretoria da Federação, ao lado do vice-presidente do Sindicato, José Mário Rodrigues. O diretor Marcelo Carvalho ocupará uma das vagas na suplência da entidade.

A Fecomércio-MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG) foi criada em 1938 por sete sindicatos filiados com sede em Belo Horizonte. Em conjunto com o Sesc, Senac e os sindicatos da capital e do interior, formam o Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos. Essas são instituições interdependentes e que, juntas, oferecem uma grande rede de proteção e prestação de serviços e turismo em todo o estado.

A Fecomércio é uma entidade não-estatal, órgão máximo de representação do comércio mineiro, criada para orientar, coordenar, proteger, defender e representar as atividades e categorias econômicas do comércio do Estado. Possui o objetivo de fortalecer o setor do comércio de bens, serviços e turismo e desempenha uma série de funções para os seus representados em todo o Estado de Minas Gerais. Além disso, a entidade se faz ouvir em todos os níveis dos poderes constituídos, em articulação nacional com as demais federações estaduais que integram a Confederação Nacional do Comércio (CNC).

A evolução da Fecomércio MG foi acompanhada por várias mudanças. Formada, inicialmente, por sete sindicatos de Belo Horizonte (Sindicatos do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios; do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos; do Comércio Varejista de Automóveis e Acessórios; do Comércio Varejista de Maquinismos, Ferragens e Tintas; do Comércio Atacadista de Tecidos, Vestuários e Armarinho; dos Lojistas do Comércio de Belo Horizonte; e do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios), a instituição já contabiliza, hoje, 33 Sindicatos filiados e 19 conveniados.

Em 80 anos, a entidade cresceu bastante. Apesar do estreito relacionamento com os poderes públicos, na busca de soluções para os grandes problemas nacionais, a Fecomércio MG mantém-se com os recursos oriundos de contribuições dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Possui história marcada por lutas, sempre lideradas por presidentes que priorizam o desenvolvimento do comércio mineiro e, por extensão, da economia do estado.

O trabalho da Fecomércio é mantido pelas empresas do comércio de bens, serviços e turismo, por meio das contribuições sindical e confederativa. Em contrapartida, as empresas representadas pela Fecomércio MG têm acesso a uma série de serviços e convênios que podem trazer inúmeros benefícios para os negócios, como consultorias na área jurídica, assessoria econômica e comércio exterior, publicações da entidade, programas de cursos, entre outros.


26 jul 2018 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar