NOTÍCIAS » SIPROCFC-MG NÃO É CONTRA MANIFESTAÇÕES PACÍFICAS

(31.01.14) O SIPROCFC-MG esclarece que é a favor de qualquer mobilização que seja feita em prol dos assuntos de interesse dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) mineiros, como as que vem sendo realizadas em relação aos simuladores de direção veicular. O sindicato não é contra, desde que sejam organizadas de forma ordeira, pacífica e que não desrespeitem o direito de ir e vir das pessoas. As manifestações são legítimas e é direito de qualquer cidadão que se sente prejudicado e que queira reivindicar melhorias ou demonstrar suas insatisfações.
É importante lembrar que o sindicato vem defendendo, desde a notícia inicial da obrigatoriedade do uso do simulador de direção veicular, que o equipamento é o primeiro passo para a modernização na formação dos condutores. Porém o SIPROCFC-MG não acredita que o seu uso no processo de habilitação vá atingir o objetivo que tanto se propaga, que é o de reduzir a acidentalidade e mortalidade no trânsito brasileiro, ainda mais com apenas a carga horária de cinco horas-aulas de meia hora cada.
O simulador de direção veicular será importante na formação do condutor no quesito perícia, como ressaltou o presidente do SIPROCFC-MG, Rodrigo Fabiano da Silva, nessa quarta-feira (29/01/14), durante a visita do grupo de estudos sobre o simulador formado por representantes do Denatran, Associação Nacional dos Detrans (AND) e Feneauto ao Detran-MG. (leia a notícia aqui: http://bit.ly/1jKzi9U)
Na ocasião, o presidente Rodrigo Fabiano lembrou que o uso do equipamento deveria ser inserido no “pacote de mudanças”, que o Denatran já adiantou que haverá no processo de habilitação, ainda este ano, como a mudança no conteúdo programático do curso teórico, aumento da carga horária para as aulas práticas e exigência de carga horária para os candidatos repetentes (tanto os do teórico quanto os do prático), mais autonomia para os profissionais de CFCs, reformulação nos exames práticos, diminuição das aulas no período noturno, dentre outras. Parte das mudanças foram reivindicadas pelo SIPROCFC-MG e chegaram ao Denatran através da Feneauto.
Nova postura do movimento converge com pensamento do sindicato
Esse ponto de vista converge com a nova postura adotada pelo movimento que tem incentivado a mobilização de alguns CFCs em Belo Horizonte. Reivindicações estas que foram informadas em convite enviado ao SIPROCFC-MG, esta semana, e confirmadas em reunião, na tarde dessa quinta-feira (30/01/14), por algumas pessoas do movimento, que compareceram à sede do sindicato.
Lembramos ainda que, para que se possa discutir o assunto com amplitude, o SIPROCFC-MG vai promover o 7º Encontro de Trabalho para CFC, que acontecerá no dia 12/02/14, no auditório do Hotel Dayrell, situado na rua Espírito Santo, 901, Centro, Belo Horizonte.
Postado em 31/01/2014
Fonte = Comunicação - SIPROCFC-MG
31 jan 2014 - Comunicação - SIPROCFC-MGVoltar