NOTÍCIAS » SIPROCFC-MG REPUDIA PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE EXAME TOXICOLÓGICO NA PRIMEIRA HABILITAÇÃO

Sindicato convoca CFCs a se mobilizarem

Conforme o Siprocfc-MG noticiou, no dia 07/09/17, a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou proposta que inclui o exame toxicológico entre os pré-requisitos exigidos do candidato à primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro).

Pelo texto, o exame toxicológico também passará a ser obrigatório nas renovações da CNH para condutores das categorias A ou B que exerçam atividade remunerada. (clique aqui para ler a matéria completa!). A proposta tramita em caráter conclusivo e será ainda analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Em breve, haverá uma audiência dos sindicatos patronais de CFCs com o presidente da CCJ, Rodrigo Pacheco.

Não somos contra a fiscalização em si, mas obrigar todo cidadão realizar o exame vai onerar muito o processo de formação do condutor e de renovação do documento de motoristas profissionais das categorias A e B, afirma o presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias. Não há dados e estudos que comprovem que, de fato, o exame tenha reduzido os acidentes. A bebida alcoólica, um dos principais causadores das tragédias no trânsito no Brasil, não é contemplada neste exame. A falta de fiscalização e controle dos postos de coleta é outro fator preocupante, completa.

A opinião do Siprocfc-MG e de outros sindicatos pelo Brasil é que o assunto é bem mais amplo e abrange também a área da saúde pública. Quem for pego no exame, como fica?, questiona o presidente do Siprocfc-MG. Apenas ser impedido de não conseguir a CNH não é a solução. A opinião do sindicato é que o procedimento deveria estar no rol do SUS e na lista de exames cobertos pelos planos de saúde.

Diante o exposto, o sindicato convoca os CFCs de Minas Gerais a aderirem à mobilização nacional contra a implantação do exame toxicológico na primeira habilitação. A união da categoria neste momento é fundamental para que se consiga êxito quanto ao assunto. Para participar, basta enviar, pelo menos, um email ou ligar no gabinete dos deputados mineiros que fazem parte da Comissão de Constituição e Justiça, repudiando a proposta. Qualquer dúvida façam contato com o Siprocfc-MG, através do email [email protected]

LISTA DOS DEPUTADOS MINEIROS QUE FAZEM PARTE DA CCJ:

lista_deputados.jpg

CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA GERAL DOS DEPUTADOS COM O LINK QUE MOSTRA OS DADOS DE CADA UM DELES!

17 set 2017 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar