NOTÍCIAS » TERESÓPOLIS-ITAIPAVA, UMA ESTRADA À BEIRA DO ABISMO

Buracos na pista, mato alto que encobre uma sinalização já precária e o risco de deslizamento de encostas representam perigo para motoristas que trafegam pela Estrada Philúvio Cerqueira (BR-495)...

http://oglobo.globo.com/fotos/2010/01/09/09_MHG_abismo1.jpg

Buracos na pista, mato alto que encobre uma sinalização já precária e o risco de deslizamento de encostas representam perigo para motoristas que trafegam pela Estrada Philúvio Cerqueira (BR-495), que liga os municípios de Petrópolis e Teresópolis, conta Jaqueline Ribeiro

Em reportagem publicada no GLOBO deste domingo. As condições da rodovia são criticadas por moradores e usuários, que ficam ainda mais preocupados com a chegada das chuvas de verão.

Em 2008, a BR-495 chegou a ser interditada devido a um temporal que causou mais de 40 pontos de deslizamentos. Quase dois anos após os transtornos, os riscos de barreiras ainda ameaçam quem passa diariamente pela rodovia. Na altura do Km 29,5, uma placa alerta os motoristas para o perigo de deslizamentos. Rachaduras nos barrancos dão sinais de que a terra e as árvores, já com raízes à mostra, podem descer e invadir a pista. Nas imediações do Km 28,5, a mureta de menos de um metro de altura feita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit), em 2008, para proteger a pista, em alguns pontos foi coberta pela terra que desceu da encosta. No mesmo local, pedras grandes ameaçam rolar a qualquer momento.

- Quando chove, ficamos com medo de sair de casa e ter o carro atingido por uma barreira. Fico muito nervosa, pois vejo que, em muitos pontos da estrada, o barranco e as pedras estão prestes a descer. No dia 22 do mês passado, barreiras caíram e fecharam a estrada. Tivemos que passar por dentro de um condomínio para chegar em casa -- contou Simone Souza Leite, que mora no bairro Madame Machado, no distrito de Itaipava.

11 jan 2010 - O GLOBO ONLINE - RJ Voltar