NOTÍCIAS » TRÂNSITO É EDUCAÇÃO

Glória Tupinambás - Além de biologia, geografia, português e matemática, noções básicas de respeito ao trânsito para os alunos. Incluir o tema da circulação de veículos e pessoas na grade curricular das escolas públicas e privadas foi a principal solução apontada ontem pelo 1° Seminário de Educação para a Cidadania no Trânsito de Belo Horizonte, para reduzir os acidentes e mortes. Números da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) dão a dimensão do problema que as cidades precisam enfrentar: 30 milhões de veículos circulam hoje nas ruas de todo o país e 33 mil pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito, 60% das vítimas na condição de pedestre.

Diante dessa estatística, representantes de órgãos de transporte e educação analisam propostas para manter o tema da cidadania sempre em discussão nas unidades de ensino. “O sistema educacional precisa de um processo permanente para tratar do trânsito. Além de investir na infra-estrutura das vias e na fiscalização das regras de circulação, é preciso ensinar os mais jovens a usarem de forma consciente os espaços públicos”, explica o sociólogo e engenheiro da ANTP, Eduardo Vasconcelos.

Das 550 escolas públicas e particulares que mantém convênio com a BHTRans para desenvolver atividades educativas com crianças e jovens, 40 já participaram, nos três primeiros meses deste ano, das iniciativas do Circo Transitando Legal, que leva os alunos a sede da empresa para receberem noções práticas de circulação de veículos e pessoas, e da Caravana, que vai até as escolas levando dicas de segurança. “A idéia não é criar uma nova disciplina, mas sim incluir o tema na grade de forma transversal para que todas as disciplinas falem um pouco sobre o trânsito”, afirma o gerente de Educação para o Trânsito da BHTrans, Eduardo Lucas.

Segundo a empresa, pelo menos 60 escolas da capital já desenvolvem ações. Os trabalhos realizados devem ser reunidos, no fim deste ano, em uma exposição a ser montado pelo Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (Cape). “O grande desafio é construir uma educação para a vida, que prepare o aluno não só para as lições de leitura e de matemática, mas para o dia-a-dia”, afirma a diretora do Cape, Dagmar Silva.

As inscrições ao VI Prêmio Denatran de Educação para o Trânsito serão abertas este mês. Alunos, professores e instituições que quiserem apresentar uma idéia para humanizar o trânsito podem inscrever os trabalhos, doa dia 27 deste mês a 10 de março de 2007, na prefeitura de cada cidade. Informações sobre o regulamento estão na internet (www.denatran.gov.br)

12 abr 2006 - Jornal Estado de Minas - Caderno Gerais - 11/Voltar