NOTÍCIAS » VAI VIAJAR NAS FÉRIAS? É BOM CONFERIR A BATERIA

A revisão do veículo não pode deixar de fazer parte do check-list de quem pretende colocar o pé na estrada e curtir as merecidas férias de final de ano. E um dos itens essenciais para ser conferido é a bateria. Do total de veículos que param nas estradas e que precisam de socorro mecânico, ao menos 73% interromperam a viagem de seu proprietário por bateria descarregada.

Os motivos que levam ao desgaste da bateria e que encurtam sua vida útil são os mais variados. Alguns hábitos devem ser evitados como ligar o carro com as luzes internas ou faróis acesos ou até mesmo esquecê-los ligados. Outro fator que reduz a vida útil do componente é a instalação incorreta de acessórios.

Automóvel que fica um bom tempo parado na garagem também pode dar dor de cabeça para o proprietário por conta da bateria. O recomendável, nestes casos, é deixar os terminais dos cabos desconectados para evitar descarga precoce.

Pane elétrica
A manutenção preventiva do sistema elétrico do carro deve ser um hábito do motorista. Mesmo tomando todos os cuidados, é possível que o carro apresente problemas. Se a luz acende no painel, o problema nem sempre está diretamente ligado à bateria. Se a instalação foi feita adequadamente – e evitando usar equipamentos eletrônicos com o carro desligado – ela pode durar vários anos.

Se o carro parou, um fusível queimado também pode ser o culpado. No manual do proprietário é possível verificar o quadro de fusíveis e saber qual é responsável por ligar cada dispositivo.

Outra dica é verificar o alternador do carro. Depois da partida ele é quem mantém todos os equipamentos eletrônicos ligados e recarrega a bateria. Se ele está com defeito pode parar de recarregar e até comprometer a bateria por conta da sobrecarga.

Deu ruim
Para quem não tem familiaridade nenhuma com a mecânica do carro e que não quer ficar na mão em uma situação como essa, o recomendável é recorrer a uma seguradora. As companhias oferecem pacotes com o seguro auto, que oferece serviços auxiliares em momentos como este.

A assistência ao segurado funciona a qualquer hora. O profissional credenciado para o atendimento ajuda em situações como pneus furados, perda das chaves, pane seca (falta de combustível) ou até um problema mecânico – neste caso, o serviço de guincho leva o automóvel até a oficina mais perto.

Algumas seguradoras oferecem, como diferencial, a possibilidade de acionar um carro reserva enquanto seu carro está no conserto por conta de uma pane.

by Redação , 8 de dezembro de 2015

21 dez 2015 - Radar NacionalVoltar