NOTÍCIAS » VEJA COMO AGIR SE SEU CARRO AQUAPLANAR!

Até o fim da estação das chuvas, em março, muitos motoristas ainda devem enfrentar situações complicadas e adversas no trânsito por conta de alagamentos, pista molhada, baixa visibilidade. Uma das situações mais preocupantes são as de aquaplanagem, na qual o condutor pode perder totalmente o controle do veículo e os riscos de acidentes são enormes.

Esse fenômeno geralmente assusta, mas existem decisões seguras que ajudam a impedir acidentes nestas situações e também comportamentos preventivos como o de cuidar da manutenção dos pneus do carro, observando os sulcos e a calibragem correta.

A aquaplanagem ocorre com o acúmulo e pressão de água sob os pneus, que reduz o atrito deles na superfície da pista e pode levar à perda do controle do carro.

Por isso, sob chuvas reduza a velocidade e redobre os cuidados. Se sentir que está com o carro aquaplanando, de imediato, tire o pé do acelerador até que você possa sentir os pneus novamente no chão.

Evite frear, mas se for fazê-lo, faça de forma devagar, para que as rodas não travem, pois o carro pode patinar. Os carros com freio ABS permitem que o motorista freie com mais segurança até mesmo nestas situações.

Em curvas, o cuidado deve ser maior, pois se houver aceleração ou frenagem rápida, o carro pode ser lançado para fora da estrada.

Outra dica importante é buscar seguir marcas de pneus deixados por outros carros, pois nestes locais o risco de acúmulo de água é bem menor, basta lembrar o que até mesmo os pilotos de fórmula um fazem isso – buscam seguir o rastro dos pneus para evitar derrapagens.

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária ainda destaca algumas orientações específicas:

– Em situações de aquaplagem, quando o motorista está em linha reta, o carro vai ficar solto e virar em qualquer direção. Caberá ao motorista mais força para controlá-lo para mantê-lo na direção correta.

– Se as rodas de tração aquaplanarem, pode haver um aumento em seu velocímetro e RPM (rotações por minuto) do motor, conforme os pneus começarem a girar. O motorista deverá, então, soltar o pedal do acelerador, reduzir a velocidade e manter o carro em linha reta.

– Se as rodas da frente aquaplanarem, o carro vai começar a escorregar para fora da curva. Reduza a velocidade e busque mantê-lo em linha reta.

– Se as rodas de trás aquaplanarem, a traseira do carro vai começar a virar para o lado e derrapar. Oriente seus pneus na direção da derrapagem até que os pneus traseiros parem de aquaplanar e entrem em contato com o solo, então rapidamente vire para a direção oposta para endireitar seu veículo.

– Se todas as rodas aquaplanarem, o carro deslizará para a frente em linha reta, como se fosse um grande trenó. Mantenha a calma, reduza bem a velocidade soltando o pedal do acelerador e controle o volante na direção da estrada. Assim, quando um ou mais pneus recuperarem a tração com o solo, você conseguirá dirigir com mais tranquilidade.

A importância da manutenção dos pneus

pneus-aquaplanagem

Pneus desgastados potencializam a chance do carro aquaplanar. Verifique, portanto, a situação dos sulcos e faça a calibragem rotineira, seguindo a pressão definida no manual do veículo.

Quando mais longa e mais fina a área de contato, menor a probabilidade de um pneu passar por aquaplanagem. Um veículo mais pesado em um pneu inflado adequadamente diminui o risco de aquaplanagem, mas o oposto é verdadeiro para pneus com baixa pressão.

Os sulcos de um pneu são feitos para expelir a água dele, mas às vezes o acúmulo de água é tão alto que o pneu não consegue dispersá-la; portanto, lembre-se que liberar o pedal do acelerador retarda o carro o bastante para que o pneu seja capaz de recuperar o contato com a superfície.

03/02/16

16 fev 2016 - Observatório Nacional de Segurança ViáriaVoltar