NOTÍCIAS » VIAÇÃO APROVA CURSO TEÓRICO A DISTÂNCIA PARA TIRAR CARTEIRA DE MOTORISTA

04/09/2015 - 11h30

A Comissão de Viação e Transportes aprovou no último dia 26 o Projeto de Lei 1128/15, do deputado Alfredo Nascimento (PR-AM), que permite que o curso teórico destinado à formação de condutores de veículos seja ministrado a distância. A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).

A relatora, deputada Magda Mofatto (PR-GO), defendeu a aprovação do projeto. “É importante removermos entraves burocráticos que ainda são constantes no processo de aprendizagem para o cidadão conquistar sua habilitação”, disse.

Segundo ela, o ensino a distância tornou-se bastante comum no País, sendo utilizado inclusive como ferramenta de cursos de nível superior.

“Os cursos a distância são, em sua grande maioria, de menor custo que os presenciais. Além disso, representam uma facilidade para os alunos, uma vez que não os obriga a se deslocarem de casa ou do trabalho para assistirem às aulas”, sustentou.

Tramitação
O projeto será analisado agora, de forma conclusiva, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Opinião do Siprocfc-MG
Em relação à matéria publicada no portal Agência Câmara de Notícias, o presidente do Siprocfc-MG deu sua opinião sobre o assunto. Segundo Rodrigo Fabiano da Silva, a metodologia é uma excelente opção para os candidatos que possuem tempo escasso. “É um grande avanço tecnológico. Não podemos fugir da modernidade, mas precisamos manter certos cuidados para não perdermos o controle da situação dos candidatos. Os cursos deveriam ser semipresenciais para que as autoescolas tenham noção do índice de aprovação, ou seja, para que o aluno não vá fazer o exame sem que as empresas tenham a autonomia de marcação deles. O ideal seria que a cada oito horas de aulas teóricas praticadas em casa, o aluno deve fazer uma hora na sede da autoescola”, afirmou o presidente.

10 set 2015 - Agência Câmara de NotíciasVoltar