NOTÍCIAS » VÍDEO DO ONSV ABORDA RISCOS E TRAZ DICAS SOBRE VELOCIDADE

O excesso de velocidade é considerado pelas entidades de segurança viária um dos cinco principais fatores de riscos de acidentes em todo o mundo. A questão é um dos temas de maior preocupação e interesse dessas entidades. Mais recentemente a redução dos limites nas vias virou uma tendência nos países que querem ver reduzidos também os números de mortes no trânsito.

Dados da Organização Mundial de Saúde comprovam que pedestres, ciclistas e motociclistas são os mais vulneráveis, quando o tema é a velocidade, e têm suas chances de sobrevivência reduzidas quando são atropelados ou colidem com um carro em velocidade igual ou superior a 50 km/h. Já os riscos de mortes caem se o veículo trafega em velocidade reduzida.

No Brasil, a redução da velocidade nas vias começa a ser implantada gradativamente nos grandes centros, basta lembrar de exemplos recentes como a redução nas marginais em São Paulo e em mais de 700 quarteirões em Curitiba.

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária aborda neste vídeo o tema, destacando os riscos de exceder o limite regulamentado da velocidade nas vias e também números que mostram porque a sobrevivência é colocada em perigo nestas situações.

Um dos exemplos retratados são os atropelamentos. Se uma pessoas for atropelada a 30km/h, ela tem 95% de chances de sobrevivência; mas se a velocidade atingir 70km/h, ela terá menos de 15% de ficar viva; destaca o vídeo.

No material, são abordadas importantes dicas para evitar acidentes relacionados com o excesso de velocidade. Assista agora!

18/01/16

18 fev 2016 - Observatório Nacional de Segurança ViáriaVoltar