COMUNICAÇÃO » RELEASES » SEMINÁRIO PARA AUTOESCOLAS APRESENTA NOVIDADES DO SEGMENTO E DISCUTE SISTEMAS DE MONITORAMENTO DO EXAME PRÁTICO E SIMULADORES

19 nov 2013
Sugestão de Pauta
 
Evento será realizado no Sesc Palladium e terá a participação de autoridades e especialistas em educação para o trânsito
 
BELO HORIZONTE (19.11.13) - Como será o processo de habilitação com a implantação do sistema de monitoramento no exame prático veicular? E os simuladores que devem ser implantados nas autoescolas, a partir do ano que vem? Todas estas perguntas serão respondidas no 9º Seminário de Gestão e Educação no Trânsito para os Centro de Formação de Condutores (CFC), que vai acontecer na próxima segunda-feira, dia 25 de novembro, no Grande Teatro do Sesc Palladium, em Belo Horizonte.
 
O evento terá programação o dia todo e contará com a participação de palestrantes, debatedores e representantes do Detran, Sebrae e das cerca de 1.700 autoescolas de todo o Estado, que foram convocadas através de ofício do Detran.
 
Para o presidente do Sindicato dos Proprietários de Centro de Formação de Condutores de Minas Gerais (SIPROCFC-MG), Rodrigo Fabiano, o evento é uma oportunidade para debater os assuntos pertinentes ao processo de habilitação, educação no trânsito, legislação e servirá para ajudar a superar os obstáculos, bem como fornecer novos conhecimentos pedagógicos e gerenciais a serem implantados na rotina administrativa dos centros de formação de condutores de Minas Gerais. 
“É um momento de expectativas e ansiedade pelo qual passa o segmento por conta das mudanças que estão planejadas, como a implantação do simulador de direção, o monitoramento dos exames veiculares por câmeras e a mudança no processo de habilitação. É preciso levar conhecimento e informações aos empresários e profissionais das autoescolas mineiras para que nossas empresas evoluam em todas as suas funcionalidades e prestem serviços de qualidade e profissionalismo à sociedade”, afirma o presidente.
 
Na parte da tarde serão discutidos dois assuntos muito comentados no momento: a implantação de câmeras de segurança nos veículos de teste do exame prático e os simuladores de direção, que serão obrigatórios nas autoescolas de todo o Estado a partir do ano que vem.
 
A possibilidade de aumentar a carga horária das aulas práticas e as possíveis mudanças nos exames de rua também serão debatidos no evento, assim como o início dos exames de motocicleta em duas etapas (via pública e circuito fechado).
 
Câmeras
O Exame Veicular Eletrônico (EVE) foi desenvolvido a partir da publicação do Decreto Estadual n.º 45762/11 que, entre outros temas, trata da obrigação da instalação de câmeras de monitoramento digital de captura de áudio e vídeo nos veículos de quatro rodas, exceto quadriciclos, destinados aos exames práticos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
 
O principal objetivo é aumentar a segurança dos alunos e oferecer à sociedade mais transparência na realização dos exames de habilitação, além de padronizar a avaliação dos examinadores, inibindo a corrupção.
 
Desde agosto, já estão sendo feitos diversos testes reais com o novo sistema de monitoramento nas áreas de exames. No primeiro dia, nove candidatos foram avaliados da forma tradicional, em conjunto com o novo sistema.
 
A previsão é que os testes sigam até dezembro, quando o Detran-MG deverá homologar os equipamentos para monitoramento. As especificações constarão de portaria a ser publicada pelo órgão, que também deve criar uma agenda de implantação do sistema.
 
Simulador de direção 
O uso do simulador de direção na infraestrutura de ensino das autoescolas de todo o país é o tema do Projeto de Lei (PL) 4.449/12, de autoria do deputado federal Mauro Lopes (PMDB-MG), que dispõe sobre a alteração do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) para exigir a obrigatoriedade de aulas de direção nos aparelhos durante o processo de formação de novos condutores no Brasil. O projeto tenta transformar em lei o disposto na Resolução 444, de 25 de junho de 2013, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estipulou prazo até 31 de dezembro deste ano para que todos os CFCs adquiram o equipamento.
 
Segundo o parlamentar, o uso de simuladores tem sido a principal ferramenta para o treinamento na aviação e pode contribuir para o treinamento dos candidatos à habilitação ou daqueles que pretendem mudar de categoria ou adicionar uma nova categoria a sua habilitação.
 
A simulação é recomendada por várias razões, como permitir que instrutor e aprendiz desenvolvam habilidades suficientes para enfrentar situações críticas; e reduzir os índices de falha do candidato, melhorando seu desempenho no mundo real.
 
Atualmente, o projeto está em análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados. Se for aprovada, a lei entrará em vigor 180 dias após sua publicação e caberá ao Contran definir a carga horária mínima a ser cumprida e os requisitos técnicos necessários à homologação do simulador de direção.
 
Seminário
O 9º Seminário de Gestão e Educação no Trânsito para os Centro de Formação de Condutores é promovido pelo SIPROCFC-MG e tem o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), Sebrae e Federação Nacional das Autoescolas Centro de Formação de Condutores (Feneauto), além do patrocínio da empresa de tecnologia para CFCs Auto Clique. 
 
As inscrições dos empresários de CFCs no evento foram gratuitas, mediante a doação de duas caixas de leite, que serão repassadas as instituições assistenciais de Belo Horizonte.
 
Sugestão de fonte:
- O presidente do Sindicato dos Proprietários de Centro de Formação de Condutores do Estado de Minas (SIPROCFC-MG), Rodrigo Fabiano, estará disponível para falar com a imprensa durante o Seminário.
 
Agende o horário com a assessoria!
 
9º Seminário de Gestão e Educação no Trânsito para CFC
Data: 25/11/13 (segunda-feira)
Horário: 7h30 (credenciamento) / 8h30 – (início das atividades)
Local: Grande Teatro SESC Palladium – Av. Augusto de Lima, 420,Centro – Belo Horizonte/MG.
Programação oficial: http://bit.ly/1e0J6Ys
Informações para a imprensa: Ana Flavia Jacques – [email protected]
 
Comunicação - SIPROCFC-MGVoltar