NOTÍCIAS » 9º SEMINÁRIO DE GESTÃO E EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO PARA CFC DEBATEU MUDANÇAS NO PROCESSO DE HABILITAÇÃO D

Simuladores de direção e câmeras de monitoramento nos exames de rua foram o ponto alto da discussão; encontro teve a presença de autoridades e especialistas em educação para o trânsito

Cerca de 1.250 pessoas lotaram o Grande Teatro do Sesc Palladium, durante a realização do 9º Seminário de Gestão e Educação no Trânsito para CFC, realizado, na última segunda-feira (25/11), pelo Sindicato dos Proprietários de Centro de Formação de Condutores do Estado de Minas Gerais (SIPROCFC-MG).

Dentre os presentes estavam profissionais das autoescolas, autoridades do Detran-MG, especialistas em educação, consultores de gestão do Sebrae-MG, debatedores, palestrantes e fornecedores. Todos reunidos para discutir as mudanças previstas para breve no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Um dos assuntos mais comentados entre os participantes foi a possibilidade de se tornar obrigatório o uso de simuladores de direção na infraestrutura básica dos CFCs, já a partir de janeiro do ano que vem. Com um preço equivalente a quase dois veículos populares, o equipamento foi tema de um ciclo inteiro de debates e o seu custo e viabilidade de implantação foram questionados em diversos momentos do evento.

“Embora um estudo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) considere viável o uso do simulador, seria importante se a UFMG se manifestasse sobre a eficácia dos equipamentos”, sugeriu o deputado estadual Zé Maia (PSDB).

Outra sugestão apontada por alguns presentes seria a implantação gradual da máquina nos CFCs, visto que comprá-la vai demandar investimentos muito altos. O presidente do SIPROCFC-MG, Rodrigo Fabiano da Silva, respondeu que, além dos benefícios oferecidos pelos fabricantes aos associados do sindicato, poderá haver a possibilidade de os simuladores de direção serem usados em salas compartilhadas. “Solicitamos formalmente que os CFCs usem o equipamento fora do CFC, tendo em vista a dificuldade das empresas em aumentar o tamanho de suas sedes para atender a exigência mínima de um espaço com 15 metros quadrados”, contou o presidente. “Em breve o Detran-MG deverá publicar uma portaria regulamentando o uso do simulador”, completou.

Enquanto isso, o Projeto de Lei 4.449/12, do deputado federal Mauro Lopes (PMDB-MG), que obriga o uso do simulador de direção para a formação de condutores, continua em análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados. Se for aprovada, a lei entrará em vigor 180 dias após sua publicação e caberá ao Contran definir a carga horária mínima a ser cumprida e os requisitos técnicos necessários à homologação do simulador de direção.

Transparência para coibir corrupção

Já a instalação das câmeras de monitoramento digital que vão compor o Exame Veicular Eletrônico (EVE) foi a mais aceita entre as mudanças. Ao possibilitar a captura do áudio e da imagem dos candidatos e examinadores dentro dos veículos de teste, será possível aumentar a segurança dos alunos e oferecer à sociedade mais transparência na realização dos exames de habilitação, além de padronizar a avaliação dos examinadores, inibindo a corrupção.

A previsão é que os testes do sistema sigam até dezembro, quando o Detran-MG deverá homologar os equipamentos para o monitoramento. As especificações constarão de portaria a ser publicada pelo órgão, que também deve criar uma agenda de implantação do sistema.

Seminário contribuiu para amenizar ansiedade da categoria

As diversas dúvidas e queixas relativas às mudanças apresentadas nas recentes normas que regem o setor motivaram a realização do evento, que também contou com dicas para o melhor gerenciamento dos centros de formação de condutores mineiros. Segundo o presidente do SIPROCFC-MG, Rodrigo Fabiano da Silva, a participação dos CFCs em massa mostrou às autoridades presentes a força do segmento. “O seminário alcançou todos os objetivos propostos, principalmente em relação ao simulador de direção, pois foram passadas informações mais detalhadas.”

Os convidados também avaliaram a importância de encontros como este para o repasse de informações e conhecimento.

Depoimentos

“Hoje eu aprendi, mais uma vez. Acho válido e estarei aqui sempre que for convidado. Tudo que vier para trazer benefícios para a sociedade, eu concordo. Como foi falado aqui, os números das mortes no trânsito são maiores do que os homicídios, então quanto mais investimentos forem feitos, melhor para os CFCs e para sociedade.”

Eduardo Franco - diretor de ensino do CFC Super de Ipatinga.

“Eu já tinha visto o simulador em um workshop, mas era diferente. Estou achando este bastante interessante. Um veículo estático não tem a mesma eficácia que um simulador. Com ele vamos poder vivenciar várias situações no trânsito e isso traz muitos benefícios para os condutores. É um investimento alto, mas se as autoescolas puderem adquirir juntas, vai ser bom. O que vem a beneficiar é sempre importante. Sobre as câmeras, elas vem para tornar o exame mais transparente e trarão um resultado mais satisfatório para o candidato;"

Alikan Ferreira Borges – sócio-proprietário do CFC ABC de Uberlândia

“Acho bem válida a implantação do simulador, tendo em vista a melhor visualização do serviço e melhor aproveitamento dos alunos. O seminário foi bem proveitoso, gostei.”

Claudinei Amorim, sócio-proprietário do CFC Amorim de Ibirité

“Eu gostei do seminário, mas poderia ter mais assuntos voltados para os profissionais. Geralmente quando tem esse tipo de evento é bem voltado para os proprietários. Quem faz, quem põe a mão na matéria prima são os instrutores. Poderia ter sido feito o convite para os instrutores também para que todos ficassem por dentro dos assuntos da área.”

Shirlei Rodrigues – instrutora do CFC Amorim de Ibirité

“Não esperava o número de pessoas aqui hoje. Isso me surpreendeu. É muito importante a realização de seminários. As pessoas que estão aqui querem retorno, principalmente sobre o simulador. Qualquer pessoa leiga sabe que (o simulador) é caro. Eles estão obrigando a gente a engolir. Nosso presidente está de parabéns! Mas estamos buscando ainda mais soluções.“

Rosimeire, CFC Nova Máxima de Betim

“O evento é importante, pois reúne todas as autoescolas de Minas Gerais. É crucial ter esse tipo de evento para chegarmos a consensos e melhores soluções para as autoescolas. Este encontro é o canal exato para nos reunirmos e para reivindicarmos, através do sindicato, as questões com o Detran-MG. Em relação ao simulador, até que é uma boa. Eu gosto do resultado. O que eu não acho justo é o preço. Se fosse um pouco mais barato, todo mundo ficaria satisfeito e traria bons resultados para os CFCs. Sobre as câmeras eu não vejo necessidade. Pode até ficar mais transparente, mas eu acho que vai ser mais um custo operacional. Isso vai ocasionar muito gasto.”

Edson Carlos de Melo, CFC Santa Luiza de Três Pontas

“Precisamos de uma audiência na ALMG com a participação de todos os proprietários de CFCs de Minas Gerais e os diretores do Detran-MG. O primeiro item e o mais importante é sobre o simulador. O valor dele e a obrigatoriedade de sua implantação. Tinha que ser facultativo.”

Venício Vasconcelos, CFC Campina Verde, de Canápolis

Inscrição social

Mais de dois mil litros de leite foram arrecadados no ato das inscrições, que eram gratuitas, mas tinham o caráter social. Cada empresário entregou duas caixas do tipo longa vida, que foram repassadas a diversas instituições assistenciais de Belo Horizonte.

Veja as fotos do 9º Seminário de Gestão e Educação no Trânsito para CFC

Acesse para ver os álbuns: http://bit.ly/1fQFX0Q

28 nov 2013 - Comunicação - SIPROCFC-MGVoltar