NOTÍCIAS » AMAZONAS: METADE DOS CANDIDATOS À PRIMEIRA CNH É REPROVADA, EM MANAUS

No primeiro semestre, 49,57% dos que fizeram teste foram reprovados

Manaus - Metade dos candidatos à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi reprovada no exame de direção veicular no primeiro semestre de 2015, em Manaus, informou o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). A prova de direção é o maior problema para os futuros motoristas. Conforme os dados do Detran, 44% dos concorrentes são reprovados nesse exame. O índice geral de reprovação no Estado é de 49,57%.

No interior do Amazonas o percentual de aprovação é maior que na capital: 62%. Em Manaus, 45% dos candidatos são reprovados na prova de legislação e 48% são eliminados no teste de direção. A cada dois candidatos, um é reprovado.

Para o presidente do Sindicato do Centro de Formação de Condutores de Veículos do Amazonas (Sindfcf-AM), Raimundo Macenas, esse índice de reprovação em Manaus é alto e se deve a três fatores; pouco tempo de treinamento, condições ruins da pista utilizada no exame e falta de empenho dos candidatos.

Conforme Raimundo Macenas, hoje o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) determina um total de 25 aulas aos candidatos à primeira CNH, incluindo teoria e prática. “Esse tempo não é suficiente para, pelo menos, 70% dos alunos, especialmente para quem nunca dirigiu antes”, disse.

Outro fator que contribui para a alta nas reprovações, segundo Macenas, é má qualidade da pista de teste. “O próprio aluno tem responsabilidade sobre o seu desempenho. Ele precisa se dedicar até para superar os obstáculos”, declarou.

Em média, o pacote com o curso de direção e mais as taxas cobradas pelo Detran custa, em média, R$ 1.280. Macenas destaca a necessidade de investimento na educação do motorista, além do conteúdo técnico. “Precisamos preparar a pessoa para enfrentar cidades caóticas, com buracos nas pistas e condições nem sempre ideais”, disse.

O diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, informou que criou uma comissão com representantes de auto escolas para desenvolver novas metodologias à formação de condutores. “Estamos avaliando maneiras de melhorar todas as etapas”, disse.

Depois de dirigir por quase dez anos sem CNH, o comerciante Guilherme de Souza, 34, se surpreendeu ao ser reprovado no teste de direção duas vezes. “Percebi que eu dirigia com muitos hábitos incorretos e só me dei conta disso quando fui reprovado no teste”, revelou.

Reprovada por duas vezes, a estudante Mariana Alves da Mata, 20, avalia que a postura dos examinadores deixa o candidato mais nervoso durante o teste de direção. Ela conta que recorreu a métodos de controle psicológico para conseguir se preparar para fazer o exame pela terceira vez. “Agora, estou tranquila. Vou agir como se estivesse sozinha no carro e tenho certeza que vai dar tudo certo”, disse.

sexta-feira 17 de julho de 2015 - 8:16 PM

Clarice Manhã - DIÁRIO do Amazonas /

21 jul 2015 - Site D24amVoltar