NOTÍCIAS » BALIZA É A PROVA DE FOGO PARA TIRAR CNH

LICENÇA PARA DIRIGIR
Baliza é a prova de fogo para tirar CNH
Candidato a carteira nacional de habilitação terá de passar no teste de manobra para, depois, encarar exame de rua em MG
Pedro Rocha Franco

O futuro motorista que tem o desafio de tirar carteira de habilitação em Minas Gerais tem um “bicho-de-sete-cabeças” a enfrentar: fazer baliza. A partir de agora, os exames de rua são divididos em duas etapas e a primeira consiste em fazer a manobra com perfeição. Se aprovado pelos examinadores, o candidato está apto a encarar o exame de rua e também precisa passar nessa etapa para obter a licença de direção. Dos 184 candidatos que fizeram provas ontem em Belo Horizonte, 61 conseguiram vencer a fase da baliza e, desses, só 27 conseguiram passar no restante do exame. Eles terão permissão para dirigir por um ano, para então conseguir em definitivo a carteira nacional de habilitação (CNH).

A nova regra atende à Resolução 168 do Conselho Nacional de Trânsito, de 2004, que determina que o exame de direção veicular seja dividido em duas etapas. Na primeira, o examinador avalia o candidato em testes de baliza. Caso os erros excedam a soma de três pontos, a prova é encerrada e o candidato pode tentar novamente, depois de 15 dias. Segundo o chefe de divisão de habilitação e controle do condutor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MG), delegado Anderson França Menezes, o objetivo é dar tranquilidade ao examinado para o restante da prova e, consequentemente, aumentar a taxa de aprovação nos exames. “Antes, muitas pessoas ficavam ansiosas durante a prova à espera da baliza. Agora, se aprovado na primeira etapa, ele ganha confiança no restante dos testes.” Para a primeira fase, três quesitos eliminam o candidato: avançar sobre o meio-fio; não posicionar o veículo na área balizada, em no máximo três tentativas, no tempo estabelecido e avançar sobre o espaço demarcado quando estacionar o carro na vaga. Se cometer uma dessas infrações, teste encerrado na hora. O somatório de pontos de faltas menos graves também pode pôr fim à prova. Falta grave vale três pontos, média, dois e leve, um ponto. Por enquanto, a nova cobrança é válida apenas para testes no estacionamento do Mineirão. Até julho, outros pontos de BH devem ter o novo exame e o prazo para o restante de Minas é até o fim do ano. Atualmente, cerca de 37% dos candidatos à CNH são aprovados e a meta é subir a taxa em 5%.

A estudante Anisia Werneck, de 19 anos, encarou o exame pela segunda vez, sendo a primeira com as novas regras. Ela foi aprovada na baliza e pôde seguir com os testes de rua, mas, na tentativa anterior, por um erro no controle de embreagem, ela sequer testou a manobra. “Passei por 45 aulas de rua, mas, mesmo com a aprovação, continuo nervosa para a sequência da prova”, contou a jovem antes da segunda etapa do exame.

As regras para obter a CNH em Minas mudaram em 1º de janeiro: houve aumento de 30 para 45 horas de curso teórico e de 15 para 20 horas de aulas práticas. Entre os propósitos da nova formação, estão a inclusão de aulas de proteção ao meio ambiente, convívio social no trânsito e inspeção mecânica na formação.

ÔNIBUS METROPOLITANOS A partir de 5 de maio, o vale-transporte deixa de ser vendido nas linhas metropolitanas de ônibus, que transportam, em média, 800 mil passageiros/dia, entre as cidades da Grande Belo Horizonte. A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e o sindicato das empresas de ônibus (Sintram) concluem a implantação da bilhetagem eletrônica, uma exigência dos contratos de concessão, assinados ano passado. A exemplo do que já ocorre no sistema da capital, gerenciado pela BHTrans, os usuários vão usar cartão. O sistema evita falsificação, venda de bilhetes no mercado paralelo e, em caso de roubo, permite a recuperação dos créditos. Os vales vão ser aceitos até 30 de junho, perdendo a validade depois. Até 20 de julho, será possível trocá-los por créditos nos postos credenciados. Informações: (31) 3516-6000.


REGRAS
Exigências para a avaliação do exame de direção veicular:

O examinado tenta a prova de baliza e tem cinco minutos e três chances para acertar a manobra sem faltas;

Cometer uma falta eliminatória ou ultrapassar a soma de três pontos de penalidades faz com que a prova se encerre antes da segunda etapa;

Caso seja reprovado, o candidato pode tentar novamente depois de 15 dias;

Caso não cometa as faltas, o examinado é avaliado no exame de rua, com a manutenção das regras. As penalidades da primeira etapa são zeradas e, novamente, o candidato não pode cometer uma falta eliminatória ou ultrapassar a soma de três pontos de penalidades;

Caso seja reprovado na segunda etapa, o candidato precisa refazer todas as etapas da prova depois de 15 dias.

Fonte: Detran-MG
08 abr 2009 - ESTADO DE MINASVoltar