NOTÍCIAS » BLITZES E BAFÔMETRO SURPREENDEM INTERIOR COM MAIOR ÍNDICE DE EMBRIAGADOS

Apesar do baixo número de abordagens em alguns municípios, primeiras blitzes em 12 cidades mineiras flagram percentual maior de embriagados que a média de BH. No total, foram 55

A tranquilidade e a segurança características do interior passam longe quando o assunto é a combinação entre álcool e direção. No primeiro dia da campanha “Sou pela vida. Dirijo sem bebida” fora de Belo Horizonte, a operação flagrou no interior de Minas um percentual de motoristas embriagados que supera a média histórica registrada em dois anos dos testes do bafômetro na capital. Coordenada pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), a fiscalização, que ocorreu na noite de quinta-feira e madrugada de ontem em 12 municípios, autuou 55 condutores por embriaguez, num total de 1.234 abordagens. O percentual de bêbados ao volante é de 4,4%, maior que o índice de 3,9% registrado na campanha em BH no mesmo dia – com o flagrante de nove motoristas – e em relação ao percentual de condutores embriagados pegos em dois anos de blitzes na capital, de 4,2%.

Pouso Alegre, no Sul de Minas, e Uberlândia, no Triângulo Mineiro, foram as duas cidades que pegaram mais motoristas embriagados, 14 e 12 pessoas, respectivamente. Mas Lavras, no Sul de Minas, teve também destaque negativo: do total de 33 condutores abordados, quatro não cumpriam a Lei Seca, o equivalente a 12,1% dos motoristas. O percentual é quase três vezes maior que a média registrada em toda a operação no interior.

No balanço do teste do bafômetro nos 12 municípios, 45 cometeram infração de trânsito. Eles receberão multa no valor de R$ 1.915,40 e poderão perder o direito de dirigir por um ano. Outros 10 motoristas foram autuados por crime de trânsito e, além da multa e recolhimento da CNH, responderão a processo criminal. Outros quatro condutores se recusaram a soprar o bafômetro. Durante a operação houve ainda 46 inabilitados flagrados.

“A escolha das 12 regiões levou em conta a frota veicular e o quantitativo de acidentes”, afirmou, por meio de nota, o subsecretário de Integração do Sistema de Defesa Social, Daniel Malard. A análise da operação mostra discrepância entre as abordagens nos municípios. Enquanto em Divinópolis, no Centro-Oeste, com 171 mil habitantes, apenas 29 motoristas passaram pela blitz, em Montes Claros, Norte de Minas, com população de 271 mil habitantes, houve o maior número de abordagens entre as cidades do interior: 403. Apesar disso, Montes Claros registrou baixo índice de flagrantes, com apenas cinco (1,2%) motoristas bêbados. As blitzes foram realizadas em locais movimentados, pontos de alto índice de acidentes e com concentração de bares.


Reação O professor Rodrigo Pessoa foi uma das pessoas submetidas ao teste do bafômetro, que apontou que ele não ingeriu nenhum tipo de bebida alcoólica antes de dirigir. “Já fui parado em blitz e aprovo essa fiscalização. É uma forma de evitar acidentes”, avaliou. “Da outra vez fui abordado em uma estrada e achei legal”, completou. O também professor Sidnei Pereira foi outro submetido ao teste que aprovou a medida. “A violência no trânsito está muito alta. E a gente sabe que álcool e direção não combinam”, comentou.

Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Nilson Nunes, pós-doutor em engenharia de transportes, acredita que o percentual de motoristas que dirigem bêbados no interior deve ser ainda maior do que o constatado no primeiro dia de blitzes. “Historicamente, no interior as pessoas tendem a transgredir mais as regras por causa da falta de fiscalização”, opina. Para o especialista, o problema só diminuirá quando houver campanha educativas e ação contínua de fiscalização.

Considerando a campanha na capital, o número de fiscalização sobre para 1.461 condutores, com 64 motoristas flagrados bêbados. Dos condutores convidados a soprar o bafômetro, 54 cometeram infração de trânsito e 10 foram autuados por crime. De acordo com a Seds, 90 pessoas fizeram treinamento para as blitzes do interior.

Pedro Ferreira / Flávia Ayer
Publicação: 16/11/2013 00:12 Atualização: 16/11/2013 08:03

18 nov 2013 - Portal UaiVoltar