NOTÍCIAS » CHUVA NA ESTRADA? CONFIRA DICAS IMPORTANTES PARA MANTER O CARRO SOB CONTROLE

Está chovendo da estrada? Confira dicas para uma direção segura:

1 – Evite aquaplanagem
A primeira providência é diminuir a velocidade. Se o carro entrar com velocidade excessiva numa camada d’água, pode ocorrer a aquaplanagem. Aquaplanagem é o nome técnico para o fenômeno que ocorre quando os pneus perdem o contato com a pista e o carro começa a deslizar sobre a fina camada d’água entre o pneu e o solo, principalmente em estradas planas e bem calçadas. Não se esqueça de manter os vidros sempre limpos e desembaçados, para não prejudicar a visibilidade.

2 – Visibilidade
O limpador de para-brisa é fundamental para uma direção segura. Aos primeiros pingos, ligue o esguicho – que deve estar com o reservatório cheio de água, misturada a um detergente que servirá para eliminar resíduos de óleo e poeira do para-brisa.

3 – Como utilizar os faróis sob chuva forte?
Durante o dia, sob chuva forte, os faróis acessos fazem com que o veículo seja visto imediatamente por motoristas e pedestres. À noite, a visibilidade fica mais prejudicada, com perda de eficiência dos faróis. Pistas molhadas refletem ainda mais luz. E os faróis dos veículos em sentido contrário têm a luminosidade multiplicada pelos pingos de chuva no seu para-brisa. Neste caso, dirija sua visão central para o acostamento, evitando olhar diretamente para os faróis do carro em sentido contrário. Sua visão periférica acompanhará sua trajetória.

4 – Uso dos freios
Nos primeiros minutos de chuva, a pista fica extremamente escorregadia. E o espaço percorrido da freagem até a parada total do veículo aumenta consideravelmente. Em pista molhada, a aderência diminui e aumenta a possibilidade de derrapagem. Uma freada forte pode travar as rodas. E rodas travadas perdem o contato com o solo, deslizam e deixam o veículo fora de controle. Para evitar o travamento, não pise fortemente no pedal do freio. E lembre sempre que o uso correto dos freios aumenta sua segurança e dos que estiverem por perto.

5- O carro está desgovernado. O que fazer?
Você está aquaplanando. A aquaplanagem, expressão técnica e correta, é o fenômeno que acontece quando os pneus perdem o contato com a pista, pela formação de uma camada de água entre o pneu e o solo, particularmente em estrada planas e bem calçadas, sob chuvas fortes. Tire o pé do acelerador imediatamente. Não pise no freio: quando o carro desliza na água é porque as rodas já perderam contato com o solo. Logo, a freagem trava as rodas e, quando elas voltam a entrar em contato com o solo, o travamento pode fazer o veículo rodopiar ou até mesmo capotar. Portanto, não pise no freio. Nem faça movimentos bruscos com o volante: vire lentamente a direção para a esquerda e para a direita. Desta maneira, você retoma o controle do carro logo que ele entra em contato com o solo.

6 – Ultrapassagem segura
O ideal é manter uma distância prudente e esperar o melhor momento para fazer a ultrapassagem. Avalie com o máximo de cuidado a hora e o local ideal.

7- Meu carro atolou: o que faço agora?
A lama faz com que as rodas de tração do seu carro patinem. Quanto mais você acelerar para tentar sair, mais as rodas patinam no sulco que abrem na lama, afundando o carro. Por isso, quando estiver atolado, avalie a extensão, a profundidade do atoleiro e o melhor caminho a seguir, para não desatolar num lugar e atolar de novo logo adiante. Escolhido o caminho, tire todo o peso possível do carro, principalmente os passageiros. Carro mais leve afunda menos. Tire a lama da frente das rodas, procurando fazer rampas suaves. Use pedras, galhos e folhas para calçar os pneus ou, se tiver à mão, trapo, sacos de estopa ou folhas de jornal. Engate a segunda e tente sair sem acelerar muito.

8- Lama na pista
Dirija bem devagar, em primeira ou segunda marcha, evitando as margens da estrada. Nas curvas fechadas, buzine para alertar quem possa estar vindo em sentido contrário.


8 DE JULHO DE 2015 POR RADAR NACIONAL

16 jul 2015 - Radar NacionalVoltar