NOTÍCIAS » CNC, DENATRAN E FENEAUTO RECEBEM SIPROCFC-MG PARA DISCUTIR MUDANÇAS NO SETOR 

Pensando no novo cenário que vem se desenhando para os CFCs, o Siprocfc-MG esteve em Brasília, nos dias 29 e 30/05/19, representado pelo presidente Alessandro Dias, para se reunir com integrantes da Confederação Nacional do Comércio (CNC): o seu vice-presidente Administrativo, Luiz Gastão Bittencourt e a sua subsecretária-geral, Cláudia Brilhante. Aproveitando a mesma viagem, o presidente do Sindicato também esteve reunido com o diretor-geral do Denatran, Jerry Adriane Rodrigues; e com o novo coordenador-geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito (CGQFHT), Francisco Brandão de Oliveira, além de participar de reunião mensal da Feneauto com os demais sindicatos patronais do Brasil.

“Fomos pedir apoio para o nosso segmento, visando o fortalecimento e para que possamos profissionalizar os CFCs, além de poder realizar campanhas na promoção do setor”, afirmou o presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias, que saiu dos encontros com a promessa de apoio, tanto é que a CNC vai se reunir com o Sebrae nacional para discutirem como fazer para ajudar o setor, com projetos, estudos, levantamentos e o que mais for interessante para o fomento do segmento.

No Denatran, o Sindicato ponderou, mais uma vez, tudo que foi apresentado na reunião com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Já que nos próximos dias haverá a publicação de novas normativas, a preocupação é grande por ainda não ter sido feita nenhuma discussão de todo o teor sobre tais possíveis mudanças. Isso pode causar um impacto grande para o setor, por mais que sejam assuntos já pacificados, como a redução da carga horária noturna, a facultatividade do simulador de trânsito e a questão dos ciclomotores.

Em especial o simulador de direção, desde sempre polêmico, é um assunto que vem à tona novamente. Caso haja o estabelecimento da facultatividade de seu uso, a carga horária será reduzida. Tal possível mudança terá que ter efeito imediato, pois se houver prazo para implantação, haverá um lapso e os candidatos não vão procurar as autoescolas. E também haverá uma diferença entre quem já está no processo, pois vai haver diferença de carga horária. “Vamos provocar os órgãos para que possamos discutir e ter acesso às discussões antes que sejam publicadas as mudanças, para não haver prejuízos para todo o setor”, afirmou Alessandro.

Esperança e preocupação. Estes são os principais sentimentos dos empresários de autoescolas. E isso que o Siprocfc-MG está tentando, junto com a Feneauto, mostrar às autoridades. Na reunião da Federação, todos os Estados foram unânimes em afirmar que a discussão precisa ser ampliada e discutiram ações e estratégias que precisam ser adotadas. “O foco é a preocupação com o novo cenário que vem se desenhando. Os CFCs precisam entender que existe um novo cenário, um novo mercado, uma nova realidade e que temos que nos preparar pra isso. Para as mudanças, para as novas tecnologias, para um novo modelo de gestão que precisamos implementar”, explicou Alessandro.

O Siprocfc-MG espera que, em breve, todo o setor possa ter a tranquilidade da resolução de todo esse imbróglio que foi criado nos últimos meses.

Mais informações, me breve, em nossos canais de comunicação.

04 jun 2019 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar