NOTÍCIAS » COMPRAR PNEU FORA DO PAÍS É VANTAJOSO?

Para muitos brasileiros, trazer pneus do Paraguai ou Uruguai é sinônimo de bom negócio. Mas será que vale mesmo a pena esticada até os países vizinhos para comprar um item considerado tão importante na segurança veicular? Aparentemente, não.

A começar pela questão jurídica. Comprar pneus fora do Brasil pode ser uma prática ilegal e a fiscalização tem adotado cada vez mais rigor nas fronteiras. Dependendo do caso, o veículo pode ser apreendido ao tentar voltar para o país de origem com pneus comprados lá fora.

Na maioria das vezes, para que a compra não se torne inviável, o turista tenta burlar a fiscalização para deixar de pagar a taxa de importação. No Paraguai, a legalização é feita na fronteira mediante o pagamento da alíquota de importação, que pode corresponder a metade do valor do produto na nota fiscal.

Segurança é outro fator que deve ser colocado na balança por quem pensa em importar pneus. O motorista não tem informações sobre a procedência do produto e, muito menos, garantia no caso de defeito de fabricação. “Além da garantia e da segurança dos passageiros, comprar um pneu nacional em um local de confiança vale mais a pena do que se arriscar a pagar menos, sendo que a própria viagem até a fronteira já pode não compensar os gastos”, avalia Carlos Molina, diretor do e-commerce KD Pneus.

Na certeza de levar o produto mais barato, esconde-se também o risco de o consumidor estar sendo enganado. Tem sido comum a prática de aplicar uma nova roupagem para um pneu velho e deixa-lo como novo. O golpe garante dinheiro fácil em cima de quem desconhece o truque e está na ânsia de encontrar um bom negócio.

Comprar pneu sem certificação e de baixa qualidade aumenta os riscos do motorista e de passageiros. O desgaste ocorre de forma mais rápida e o pneu pode até estourar repentinamente. No final das contas, o consumidor precisará comprar um novo pneu para repor este danificado, gerando mais custos.

by Redação    ,     27 de abril de 2016

19 mai 2016 - Radar NacionalVoltar