NOTÍCIAS » CONTAGEM. CANDIDATOS A MOTORISTAS E INSTRUTORES RECLAMAM DA FALTA DE PLACAS E FAIXAS EM ÁREA DE EXAM

Cidades

Contagem. Candidatos a motoristas e instrutores reclamam da falta de placas e faixas em área de exame

Sinalização é obstáculo em teste

Mais da metade das pessoas que fizeram a prova de direção em julho foi reprovada

THAÍNE BELISSA

Não bastasse o nervosismo que ronda o exame de direção, os candidatos a motoristas de Contagem ainda têm pela frente um obstáculo a mais: problemas com a sinalização. É que as ruas do bairro Novo Riacho - área onde ocorrem os testes no município - estão sem placas e com faixas apagadas.

Instrutores de diferentes autoescolas da cidade reclamam que muitos alunos são reprovados porque não enxergaram a sinalização. "O índice de aprovação caiu pela metade nos últimos meses por causa das condições precárias", afirma Nelson do Carmo, proprietário de um centro de formação de condutores.

A queixa se confirma em números. Segundo o delegado do Departamento de Trânsito (Detran) de Contagem, Wiliam Vidal, mais da metade das pessoas que realizaram o exame de direção no bairro Novo Riacho durante o mês de julho foram reprovadas. Dos 4.627 candidatos, apenas 1.684 foram aprovadas e 3.043 terão que repetir o teste.

A principal reclamação é quanto a ausência de placas de parada obrigatória e pintura de faixas no chão apagadas. O instrutor Macson Douglas Lopes, 25, contou pelo menos 14 locais onde falta a sinalização. Na rua Rio Jaguaribe, por exemplo, é possível ver no chão a marca de onde a placa foi arrancada. Em outros locais há apenas a haste de ferro. "Eles aprendem as placas na teoria, mas não as encontram na rua", reclama.

Ainda de acordo com Lopes, se a frente do carro ultrapassar um pouco o limite da parada obrigatória, o aluno perde o exame. "Como eles não conseguem enxergar até onde vai a faixa, acabam avançando", explica.

A faixa amarela ou branca que divide as pistas também é rara na região. A ausência da faixa delimitadora também atrapalha na hora das conversões nos cruzamentos.

A sinalização irregular fez a operadora de caixa Edvânia Souza ser reprovada em dois exames. Ela avançou a parada obrigatória porque não enxergou a faixa. "Se você não decorar o lugar certo, passa direto". A costureira Luciene Costa vai fazer o teste no próximo dia 13 e está preocupada. "Saber do problema aumenta o nervosismo", comenta.

Testes serão transferidos para outra região, diz delegado

O delegado do Departamento de Trânsito (Detran) de Contagem, Wiliam Vidal, afirma que a área de exame de Contagem será transferida para outro local em breve, mas não quis especificar a data nem o endereço da troca. Segundo ele, a área já foi escolhida pela Polícia Civil, mas falta a aprovação do Detran de Belo Horizonte.

Sobre as reprovações em Contagem, ele afirma que os alunos costumam dar desculpas para justificar seu insucesso e que nenhum examinador reclamou da estrutura de sinalização da área.
"Se não tem placa, vale a lei de trânsito de que a preferência é de quem vem pela direita", afirma. Até o fechamento desta edição a Transcon não havia respondido as denúncias sobre os problemas de sinalização irregular em Contagem. (TB)

Publicado em: 03/09/2010

03 set 2010 - Voltar