NOTÍCIAS » CURSOS À DISTÂNCIA (EAD) PARA RECICLAGEM, MOTOTAXI E MOTOFRETE

A Diretoria do SIPROCFC-MG comunica a todos os seus Associados a nova parceria com o GRUPO CRIAR para fornecimento e aplicação de cursos na modalidade à distância (EAD – ensino à distância), através do Sistema e-PROVA.

O Sistema e-PROVA, além do Simulado para a 1ª Habilitação, disponibilizaagora aos Centros de Formação de Condutores (CFCs) os CursosEADpara Reciclagem de Condutor Infrator, para Transporte de Passageiros (Mototáxi) e para Entrega de Mercadorias (Motofrete).

Através do sistema o CFC poderá oferecer aos seus alunos cursos à distância com conteúdo atualizado e dinâmico e suporte pedagógico qualificado.

Após efetuar o cadastro no site do e-PROVA e assinar o contrato de prestação de serviço, o CFC receberá um nome de usuário e senha para entrar na área de acesso restrito. Nesta área o CFC poderá matricular o aluno para o curso escolhido. O Sistema realizará uma operação de conferência dos dados fornecidos com o intuito de verificar se aquele aluno está apto para realizar o curso à distância.

Com a liberação do curso, o Aluno estará pronto para frequentar o ambiente EAD do Sistema e-PROVA.

Reciclagem:

Após a confirmação do término do curso e impressão do certificado de conclusão do EAD, basta o CFC agendar a prova de Reciclagem do Condutor no DETRAN/MG.

Mototáxi ou Motofrete:

Após a confirmação do término do curso de Mototáxi ou Motofrete e impressão do certificado de conclusão do EAD, o CFC aplicará a Prova Eletrônica disponível no Sistema no seu próprio ambiente. A prova contém 30 (trinta) questões de múltipla escolha e o aluno precisará ter no mínimo 70% (setenta por cento) de aproveitamento. Os casos de reprovação e novas avaliações serão tratados de acordo com a legislação vigente.

Obtendo resultado satisfatório na Prova Eletrônica, o Aluno poderá dar continuidade aos procedimentos relacionados às cinco aulas práticas necessárias aos cursos especializados de Mototáxi e Motofrete. Após o término das aulas práticas, o instrutor faz um checklist do que foi ministrado e após esta conferência é emitido o certificado de conclusão do curso em questão, sendo este resultado enviado para o DETRAN/MG.

Neste momento, basta solicitar o serviço de Alteração de Dados na CNH ou Renovação da CNH, conforme a situação atual da CNH do Condutor.

Passo-a-passo para o Curso de Reciclagem do Condutor Infrator:

1) Entregar a CNHno DETRAN-MG/CIRETRAN;

2) Matricular-se no curso EAD de Reciclagem para Condutor Infrator;

3) Após a matrícula,seguiras instruções enviadas pelo Sistema e-PROVA;

4) Marcar a Prova de Reciclagem no DETRAN/MG.

Passo-a-passo para os Cursos Especializados de Mototáxi e Motofrete:

Para realizar a matrícula no curso EAD, o Condutor precisa ter 21 anos completos, estar habilitado no mínimo há dois anos na categoria “A” e não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), decorrente de crime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

Após verificação destes requisitos:

1) Matricular o aluno Condutor;

2) Confirmação da não existência de impedimento;

3) Liberação ao acesso do Sistema e-PROVA, ensino à distância, curso especializado selecionado (Mototáxi ou Motofrete);

4) Leitura do Livro Eletrônico em matérias exigidas no curso especializado selecionado (Mototáxi ou Motofrete);

5) Emissão de certificado de aproveitamento de curso teórico;

6) Emissão de certificado do EAD;

7) Registro de presença da Prova Teórica;

8) Realização de Prova Eletrônica Teórica;

9) Emissão de certificado de resultado de aprovação da prova teórica;

10) Agendamento das aulas práticas;

11) Realização das aulas práticas;

12) Confirmação das atividades realizadas pelo condutor (checklist);

13) Emissão de certificado de conclusão do curso especializado selecionado (Mototáxi ou Motofrete).

Aulas de Prática de Pilotagem

As aulas de prática de pilotagem devem ser ministradas e acompanhadas pelo instrutor, e deverão ser realizadas individualmente no veículo, de acordo com a carga horária de 5 h/a, determinada pela Resolução CONTRAN N°410/2012.

A avaliação prática deverá ser realizada ao final do Módulo III do Curso Especializado, relacionado à Prática de Pilotagem Profissional.

Caberá ao instrutor confirmar uma lista de checagem, conforme orientações contidas no Manual de Prática de Pilotagem Profissional, que está disponível ao instrutor para download na área restrita do Sistema e-PROVA, a fim de avaliar as condições para a pilotagem segura de cada um dos participantes.

Os valores referentes aos Cursos EAD para Reciclagem de Condutor Infrator, para Transporte de Passageiros (Mototáxi) e para Entrega de Mercadorias (Motofrete) terão um preço diferenciado para os Centros de Formação de Condutores associados ao SIPROCFCMG.

Para mais informações entre em contato nos telefones 0800 9416070, (16) 3512-9000, Departamento Comercial do GRUPO CRIAR.

25 jan 2013 - GRUPO CRIARVoltar