NOTÍCIAS » DETRAN APERTA O CERCO A INFRATOR E PROCESSOS AUMENTAM 190%

Detran aperta o cerco a infrator e processos aumentam 190%
Em todo o ano passado, foram 4.873 ações; nos cinco primeiros meses de 2013, foram 14.410 JOANA SUAREZ
O número de motoristas infratores chamados pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) para entregar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) triplicou, neste ano, em Belo Horizonte e na região metropolitana na comparação com todo o ano passado. Até maio, o total de processos administrativos instaurados pelo órgão já era 190% maior que o de 2012.
Esses condutores tiveram a CNH suspensa durante o período de um a 12 meses porque dirigiam embriagados, atingiram a pontuação máxima de 20 pontos em um ano ou cometeram infrações gravíssimas, como no caso dos motociclistas. De janeiro a maio deste ano, foram 14.140 processos contra 4.873 em 2012. Os casos de embriaguez e de acúmulo de multas chamam atenção porque são três vezes mais frequentes que no ano passado.
Segunda a chefe da Coordenação de Infrações e Controle do Condutor (CICC) do Detran, a delegada Inês Borges Junqueira, o aumento de processos é resultado da intensificação do trabalho e do crescimento da demanda. “Estamos acelerando os trabalhos e vamos manter esse ritmo para que os processos tenham um efeito educativo mais rápido na sociedade”, explicou. Ela não informou o número de processos ainda na fila para ser instaurados.
Entrega. O motorista que estiver com a pontuação estourada pode entregar a CNH espontaneamente e não correr o risco de ser flagrado em uma blitz ou se acidentar e ter a carteira cassada – nesse caso, ele precisa recomeçar o processo para tirar carteira. Porém, a maioria não acompanha o prontuário de multas. É o caso do motorista L. E. N., 44. “Levei uma série de multas em uma viagem a São Paulo e, quando fui olhar minha pontuação, descobri que já estava com 40 pontos e tinha atingido o máximo desde 2010”, disse.
Para o engenheiro e especialista em trânsito Frederico Rodrigues, os motoristas deveriam ser notificados assim que atingissem a pontuação porque a demora na instauração dos processos faz com que o efeito educativo perca força. “Se a suspensão do documento fosse imediata, o efeito psicológico no condutor infrator seria maior”.
Além de perder efeito punitivo, a demora na instauração dos processos faz com que motoristas que deveriam entregar a carteira continuem nas ruas. Isso porque quem ainda não tem processo pode renovar a CNH, quando expirada, normalmente. Após cometer várias infrações no ano passado, o comerciante F. M., 47, atingiu 42 pontos e ficou surpreso ao conseguir renovar o documento sem precisar fazer reciclagem. “Fui ao Detran achando que teria que entregar o documento, mas apenas paguei as multas e renovei a CNH sem nenhuma dificuldade”, contou.
13 jun 2013 - .Voltar