NOTÍCIAS » DETRAN DE MINAS PRESENTE NO SEMINÁRIO PARA MUDANÇAS NO PROCESSO DE CNH

Representantes do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) participaram do 9º Seminário de Gestão e Educação no Trânsito para Centro de Formação de Condutores, no dia 25 de novembro, no Grande Teatro do Sesc Palladium. De acordo com o Sindicato dos Proprietários de Centro de Formação de Condutores do Estado de Minas Gerais (Siprocfc-MG), entidade organizadora do evento, cerca de 1.400 pessoas compareceram ao teatro. Os simuladores de direção e câmeras de monitoramento nos exames de rua foram o ponto alto da discussão.

Participaram do seminário profissionais das autoescolas, autoridades do Detran/MG, especialistas em educação, consultores de gestão do Sebrae-MG, debatedores e palestrantes. Eles discutiram as mudanças previstas no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Um dos assuntos mais comentados foi o da possível obrigatoriedade do uso de simuladores de direção pelos Centros de Formação de Condutores (CFC), já a partir de janeiro de 2014.

O diretor do Detran/MG, delegado Oliveira Santiago Maciel, que representou o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, lembrou que é preciso estar preparado para as mudanças. “A tecnologia bate à nossa porta, diariamente. Estar preparado já não é apenas necessário, mas imprescindível para alcançar os objetivos profissionais. A empresa deve investir em capacitação, para que a equipe esteja sempre pronta para identificar e assimilar essas mudanças tecnológicas,” destacou.

O delegado Anderson França, chefe da Divisão de Habilitação do Detran/MG, compôs a mesa que debateu a instalação das câmeras de monitoramento digital nos veículos dos CFCs. A mudança foi muito bem recebida, por possibilitar a captura do áudio e da imagem dos candidatos e examinadores dentro dos veículos de teste, o que muitos consideram que contribuirá para o aprimoramento da gestão pública, por meio da valorização da transparência na realização dos exames de direção veicular aos candidatos à habilitação.

A coordenadora de Educação de Trânsito do Detran/MG, Maria Cecília Lopes, apresentou o resultado do curso semipresencial de Requalificação de Diretores e Instrutores de CFCs e destacou o sucesso da primeira turma. Ela anunciou que, a partir do dia 2 de janeiro, o Detran/MG irá computar, para cada CFC, apenas duas reprovações por aluno.

Maria Cecília disse ainda que estará disponível também a consulta ao sistema informatizado do Detran/MG, que permitirá a cada CFC acompanhar o resultado da avaliação teórica de seus alunos. Os dois anúncios vieram em resposta às solicitações feitas pela categoria, que aplaudiu as decisões.

As diversas dúvidas e queixas relativas às mudanças nas normas que regem o setor motivaram a realização do evento, que também contou com dicas para o melhor gerenciamento dos CFCs mineiros. Mais de três mil litros de leite foram arrecadados no ato das inscrições, que eram gratuitas, mas tinham caráter social. Cada empresário entregou duas caixas do tipo longa vida, que foram repassadas a diversas instituições assistenciais de Belo Horizonte.

Publicado em Quinta, 05 Dezembro 2013 18:33

Texto: Dayana Lourdes Silva (Fonte: Siprocfc-MG)

Link: https://www.detran.mg.gov.br/sobre-o-detran/comunicados/noticias/332-seminario

06 dez 2013 - Site Detran-MGVoltar