NOTÍCIAS » DETRAN DE PERNAMBUCO INCLUI BICICLETAS NA PROVA PRÁTICA PARA TIRAR A CNH

Publicação: 01/07/2015 10:37

Desde o dia 1º/07/15, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran) inclui bicicletas nas provas práticas. A medida inédita no país pretende orientar os futuros motoristas sobre o convívio saudável com os ciclistas. No pátio de exames da sede, no Iputinga, duas bikes estáticas com um boneco acoplado (para simular a presença do ciclista no trânsito) foram instaladas. O mesmo modelo deverá, em breve, ser implantado em todas as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).

Segundo o Detran, as faltas cometidas pelos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação que estiverem relacionadas à bicicleta incorrerão na prática de falta média, com atribuição de dois pontos negativos. O candidato que deixar de guardar a distância lateral de 1,5m ao passar ou ultrapassar a bicicleta estática, por exemplo, sofrerá a punição.

Assim, o Detran pretende que os futuros condutores pratiquem o que já está determinado pela Lei nº 9.503 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 201: "o motorista deve manter a distância de um metro e meio de qualquer ciclista, podendo sofrer infração média (R$ 85,13), sob a penalidade de multa nos casos de descumprimento".

Segundo o diretor presidente do Detran, Charles Ribeiro, a Secretaria das Cidades, por meio do Departamento, realizou um curso com instrutores dos Centros de Formação de Condutores de todo o estado para trabalhar o tema "A bicicleta como modal de transporte". Mais de 2,5 mil instrutores foram capacitados sobre legislação de trânsito e regras de direção defensiva, sempre com foco no convívio sadio da bicicleta.

03 jul 2015 - Diário de PernambucoVoltar