NOTÍCIAS » DETRAN-MG E SIPROCFC-MG SE REÚNEM EM VIDEOCONFERÊNCIA PARA DISCUTIR ASSUNTOS DE INTERESSE DO SETOR

Nesta sexta-feira (17/04/20), o Detran-MG atendeu a um pedido do Siprocfc-MG e foi realizada uma videoconferência entre o presidente do Sindicato, Alessandro Dias, e representantes do órgão: o diretor geral, Dr. Kleyverson Rezende, e a chefe da Divisão de Habilitação (DH), Dra. Flavia Portes. Também esteve presente a presidente da Associação das Autoescolas, Daniela Corgozinho.

O objetivo da reunião foi discutir alguns pontos que têm sido a tônica do setor: o principal deles a reabertura dos CFCs, para que possam voltar a ministrar aulas. O Detran-MG afirmou que tem discutido os protocolos com o Governo, para que a atividade seja retomada. "Pontuamos que esse retorno precisa ser compartilhado com outras atividades que estejam ligadas, pois não adianta só as autoescolas retomarem (clínicas e o próprio Detran-MG também, além das UAIs)", afirmou o presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias, que também informou ter contado ao Detran-MG sobre as discussões que têm ocorrido sobre as videoaulas, que poderiam fazer parte de uma modalidade emergencial para voltar a atender os alunos. "Questionamos ao Detran-MG o que está sendo discutido, e eles deixaram claro que nenhuma discussão vai ocorrer até um posicionamento do Denatran". O Detran-MG entende que o ideal é tentar um retorno, mesmo com limitação no número de alunos, mas aguardam uma posição por parte do Estado.

Outro assunto abordado foi com relação aos prazos de credenciais, alvarás, cursos, pautas, credenciamentos, entre outros. O Detran-MG informou que a operacionalização já está em andamento e que não vai haver nenhum prejuízo a ninguém.

O Detran-MG também se comprometeu a atender um pedido feito pelo Siprocfc-MG: vai divulgar uma nota, provavelmente no Siaex, com informações sobre o que o órgão pode e o que não pode fazer, e esclarecendo que é responsabilidade de cada município, que possuem autonomia para decidir se as autoescolas podem ou não abrir para, pelo menos, darem informações ou para comercializarem os serviços, mesmo sabendo que não podem ser prestados. "O Detran-MG não vai e nem pode interferir nisso", explicou o presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias.

Se for preciso, o Siprocfc-MG se reunirá novamente com o órgão, buscando informar a todos os CFCs o que tiver de mais novidades sobre o assunto.

NA IMPRENSA

JM Online (Jornal da Manhã de Uberaba) - Representantes de habilitação de condutores pedem reabertura das autoescolas em reunião virtual com o Detran

18 abr 2020 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar