NOTÍCIAS » DETRAN-PE E PARLAMENTARES QUEREM IMAGENS DE ACIDENTES EM GARRAFAS DE BEBIDAS

Tramita na Assembleia Legislativa de Pernambuco proposta de estampar em rótulos de garrafas de bebidas alcoólicas imagens de acidentes de trânsito. A intenção de seguir o mesmo modelo adotado em embalagens de cigarros é impactar o consumidor sobre os riscos de beber e dirigir.

O assunto foi debatido entre o deputado Odacy Amorim, autor do projeto, e o diretor-presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro. O PL diz no Artigo 1º que as indústrias de bebidas alcoólicas com sede em Pernambuco deverão, em um prazo de 180 dias, após a aprovação da mesma, colocar em todas as embalagens dos produtos fabricados ou engarrafados, imagens de acidentes alertando os perigos da mistura do álcool e direção. Ele lembrou também que, as imagens e as mensagens a serem colocadas nas embalagens das bebidas deverão ser analisadas pela Secretaria das Cidades, por meio do DETRAN-PE, Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Humanos, Criança e Juventude.

Já para Ribeiro, a proposta vai surtir efeitos na preservação de vidas. “Diante do número de pessoas que morrem todos os anos em Pernambuco de acidentes de trânsito por beber e dirigir, cabe a nós gestor trabalhar a educação no trânsito junto aos jovens e crianças com o objetivo de transformá-los em multiplicadores de educação no trânsito”.

Acidentes
Dos acidentes associados ao consumo de bebida alcoólica no Brasil, 92% são provocados por homens, indica estudo recém-divulgado pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), da Universidade de São Paulo (USP). A maior parte (79,3%) é de baixa renda e não concluiu o ensino médio (52,4%).

A predominância de pessoas de sexo masculino envolvidas em acidentes trata-se de uma questão cultural, segundo a autora da pesquisa, Carla Andrea Gondim Lemos. “Os homens apresentam comportamento mais arriscado no trânsito e consumo habitual de álcool mais frequente que as mulheres”, avalia.

O levantamento tem como base os atendimentos prestados no Hospital Público Universitário de Uberlândia, em Minas Gerais. Foram ouvidas 279 vítimas de acidentes internadas nas enfermarias de traumatologia entre abril e novembro de 2013.

Entre as vítimas de acidentes de trânsito predominaram homens, 82,4%, com média de idade de 34 anos e que cursaram o ensino médio, revelou o estudo. “Quanto aos acidentes que envolveram o consumo de álcool, a maioria envolveu motociclistas, 74,9%, e 88,9% dos causadores dos problemas haviam bebido cerveja”, conta a pesquisadora.

A pesquisa detectou a partir de instrumento elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para identificação do uso excessivo de álcool (AUDIT) que 41,6% dos entrevistados são considerados bebedores de risco. “O instrumento contém 10 questões que avaliam quantidade, frequência, embriaguez, sinto¬mas de dependência e risco de consequências danosas ao usuário”, explica a pesquisadora.

“Além disso, a maioria dos acidentes aconteceu nos finais de semana”, ressalta a pesquisadora, que vê o dado como fruto das atividades de lazer em que o consumo de bebidas alcoólicas é frequente. “A desatenção dos condutores que teoricamente encontram-se mais relaxados e as chances de desrespeitar as leis do trânsito em função do menor movimento das ruas também devem ser considerados”, completa a fisioterapeuta.

Os impactos dos acidentes envolvendo álcool não se limitam a saúde das vítimas. Os custos sociais e econômicos também são relevantes para o país. No ano passado, 172.780 pessoas foram internadas vítimas do trânsito. Entre 2010 e 2013, ocorreram mais de 313 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS) decorrentes do alcoolismo. São gastos, em média, cerca de R$ 60 milhões por ano com pessoas dependentes do álcool.

by Redação , 28 de outubro de 2015

23 nov 2015 - Radar NacionalVoltar