NOTÍCIAS » DETRANS E ENTIDADES FEDERAIS ESTREITAM RELAÇÕES

O encontro de dirigentes de Detrans de todo o Brasil com autoridades e especialistas de trânsito durante congresso realizado em Foz do Iguaçu (PR) serviu para estreitar laços com entidades federais. A partir de debates inéditos com sindicatos, associações e federações ligados aos serviços de veículos e habilitação, a Associação Nacional dos Detrans (AND) reforçou parcerias para tratar de demandas urgentes na área da segurança viária.

Segundo o presidente da AND e diretor-geral do Detran Paraná, Marcos Traad, as discussões permitiram reunir sugestões importantes para um trabalho conjunto. “Precisamos unir forças para construir um trânsito mais seguro e minimizar o alto índice de acidentes e de mortes nas ruas e estradas do Brasil”, explicou.

“O objetivo dos Detrans é conhecer de forma mais específica o trabalho de cada sindicato, associação e federação. Afinal, eles são formados por aqueles que estão na ponta dos atendimentos aos cidadãos e que tem relações diretas e cotidiana com os Departamentos”, completou.

Na avaliação do diretor do Detran de Alagoas, Antônio Carlos Gouveia, a reunião serviu para abordar problemas históricos. “No último ano a AND conseguiu criar um ambiente de conversa e troca de informações muito positiva com o Denatran. Com isso, conquistamos um importante espaço na discussão de temas junto ao Governo Federal, o que antes nunca existiu. Agora a ideia é ampliar este debate”, disse.

O presidente da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), Ilídio Gonçalves dos Santos, afirmou que o trânsito deve ser visto como um sistema composto de engrenagens e que tudo deve funcionar perfeitamente. “Nós percebemos que existem alguns gargalos, problemas comuns, que juntos podemos pensar e resolver, reduzir custos, melhorar o serviço prestado ao cidadão e aumentar a confiança no setor”, argumentou Santos.

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Placas de Veiculação Veicular (Anfapv), Cláudio Roberto Martins defendeu a implementação de equipamentos e sistemas mais integrados. “No nosso setor, temos disponíveis ferramentas como a prensa inteligente, placas autenticáveis e rastreáveis, mas não estão normatizadas. Precisamos desta união entre Detrans e Denatran para estabelecer critérios mínimos de controle, válidos para todo território nacional”.

A Federação Nacional das Autoescolas e Centro de Formação de Condutores (Feneauto) apresentou uma pesquisa feita junto aos sindicatos da categoria no Brasil e pediu trabalho conjunto para aprovar resoluções que sejam viáveis à realidade de todos os Estados. “Precisamos de critérios, normas exequíveis e um compromisso conjunto para proteção da vida e boa formação de condutores”, defendeu o presidente Justino Rodrigues da Fonseca.

A Federação Nacional dos Despachantes de Trânsito (Fenadesp) entregou uma carta com reivindicações para os Estados. “Pedimos o fortalecimento da relação de parceria com os Detrans, a criação de um seguro profissional e um selo de garantia, como o implantado no Paraná, a realização de concursos públicos para nomeação dos profissionais entre outros”, listou o presidente Everton Calamucci.

Wilson Vieira , 4 de dezembro de 2015

04 dez 2015 - Radar NacionalVoltar