NOTÍCIAS » DIRETORES DO SIPROCFC-MG VISITAM GABINETES DE DEPUTADOS E ARTICULAM APOIO POLÍTICO EM BRASÍLIA

Dando sequência às visitas aos gabinetes dos deputados federais e articulação de apoio político para atender demandas do setor, além de acompanhar o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Polícia Rodoviária Federal e da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, a diretoria do Siprocfc-MG, representada pelo presidente Alessandro Dias; pelo vice-presidente José Mário Rodrigues e pelos diretores Marcelo Carvalho; Arlei Oliveira; Astrogildo Soares; Wilson de Lelis e Glauber de Souza, esteve em Brasília, nessa terça e quarta-feiras (02 e 03/04/19).

Para conquistar mais apoio, a comitiva de diretores visitou alguns parlamentares, entre eles o deputado Zé Vitor (PR/MG) e a deputada Greyce Elias (Avante/MG), que, além de receber muito bem os representantes do Sindicato, passou uma série de informações e se comprometeu a fazer um requerimento na Comissão de Seguridade Social e Família, que engloba o tema da Saúde, pois o trânsito está diretamente ligado aos impactos que os acidentes causam na saúde pública.

Outro político visitado foi o deputado Bilac Pinto (DEM/MG), que se comprometeu a ajudar a categoria. Até por ser uma liderança do DEM, prontamente se dispôs a intervir com o presidente da Comissão de Viação e Transportes (CVT) e demais deputados. "Essas visitas aconteceram muito em função da mobilização dos CFCs. Os associados compraram essa importante demanda do setor, e, mais uma vez, se mobilizaram, fazendo contatos, indicando pessoas que têm relacionamento. Um dos associados que muito nos ajudou foi o Jorge, do CFC São José da Ventania. O que percebemos é que a nossa mobilização trouxe um grande resultado", explicou o presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias.

Lançamento Frentes
No lançamentos das Frentes, nessa terça-feira (02/04), metade das pessoas, ou um pouco mais, presentes ao Plenário eram de representantes de CFCs. "A presença em massa de empresários e representantes de CFCs mudou totalmente o rumo do evento", contou o presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias.

Segundo Alessandro, um dos pontos altos do encontro foi quando o deputado Abou Anni (PSL/SP) discursou. Aplaudido de pé, o parlamentar criticou a tentativa de implantação do modelo de Ensino à Distância (EAD) sem discussão e diálogo com a categoria. "Isso fez com que o evento tivesse um novo formato a partir dali. Até então, o discurso estava muito focado para as demandas da Polícia Rodoviária Federal (PRF), obviamente válidas, mas faltavam as demandas específicas sobre o trânsito e formação de condutores. Assim, os deputados perceberam, tanto os que já havíamos pedido apoio quanto os que ainda nem tínhamos feito contato, que temos uma categoria valorosa e numerosa", concluiu Alessandro, que também destacou o brilhante discurso sobre o trânsito, feito pelo senador Fabiano Contarato (REDE/ES).

Audiência pública
Pela manhã dessa quarta-feira (03/04), aconteceu uma audiência pública ordinária, em que o ministro de Estado da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, foi um dos convidados para informar sobre as prioridades da pasta para este ano.

Em alguns discursos de deputados participantes da audiência foi nítida a preocupação com a segurança no trânsito. A deputada Christiane Yared (PR/PR), que já foi presidente do Instituto Paz no Trânsito, no Paraná, e perdeu um filho vítima de acidente de trânsito, lembrou que, apenas no primeiro semestre de 2017, foi gasta a quantia de 96,5 bilhões de reais com acidentes de trânsito (segundo estudo do Centro de Pesquisa de Economia e Seguros, órgão da Escola Nacional de Seguros de acordo com dados da Agência Câmara). Quanto à CNH, a parlamentar cita dois exemplos antagônicos: Nos EUA, país que ela considera que não é exemplo a ser seguido, pois está entre os 10 países que mais mata no mundo, dependendo do Estado o processo para obtenção da CNH chega a custar mil dólares. Para ela, o Japão é um bom exemplo, pois lá há internato para formar condutores. Lá a CNH custa o equivalente a 10 mil reais, mas eles têm a cultura do ser e não do ter, como é culturalmente comum nos países ocidentais. "Podemos baixar o custo da carteira, com certeza. Em alguns Estados do país 60% do valor da CNH fica com os Detrans", afirmou.

Também em defesa do setor, o deputado Abou Anni (PSL/SP) lembrou que os CFCs não podem ser crucificados pelo alto preço da CNH, pois parte considerável do custo se faz através das taxas para os Detrans. Além disso, ele citou as burocracias e também alto custo para os CFCs acessarem as plataformas digitais. "Minha angústia e desespero, e tenho certeza que também é o sentimento dos profissionais do segmento, com as discussões que vinham ocorrendo com o Denatran, nos grupos e nos Estados. Com o posicionamento do ministro, subimos o patamar de angústia para apreensão, pois não queremos o Ensino à Distância (EAD). Empresas com visão simplesmente econômica, sendo que o curso tem que ser presencial. É na sala de aula que se traz a educação."

(Clique aqui e leia a ata completa da audiência pública, ainda sem revisão)

Legenda foto: Deputada federal Greyce Elias (Avante/MG) entre os membros da diretoria do Siprocfc-MG

NOTÍCIAS RELACIONADAS
DIRETORIA DO SIPROCFC-MG PARTICIPA DE EVENTO EM BRASÍLIA

lancamentofrente.jpeg
Membros da diretoria do Siprocfc-MG que atuaram na mobilização da categoria e na busca de apoio.
Na ponta esquerda um representante de CFC mineiro.
deputadobilacpinto.jpeg
Deputado Bilac Pinto (DEM/MG) com representantes de CFCs associados (Jorge e Vanessa do CFC São José da Ventania) e o presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias
mesalancamentofrentes.jpeg
Mesa solene do lançamento das Frentes Parlamentares


04 abr 2019 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar