NOTÍCIAS » DIRETORIA DO SIPROCFC-MG SE REÚNE COM DRA. MARIA ALICE FARIA, NOVA CHEFE DA DHCC DO DETRAN-MG

O novo presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias, acompanhado do diretor Administrativo, Rodrigo Fabiano da Silva, se reuniu, na tarde dessa quarta-feira, dia 09/12/15, com a nova chefe da Divisão de Habilitação e Controle do Condutor, a delegada Dra. Maria Alice Faria e seu assessor, Wagner Félix. Também participaram do encontro o chefe da Seção de Supervisão e Controle de Aprendizagem (Setor de Autoescolas), Sebastião Ferraz, e o chefe da Seção de Exames Específicos, Ronald Matos.

Um dos primeiros assuntos abordados foi a marcação de exames em Belo Horizonte, para os dias 21, 22 e 23/12, que teve 680 vagas abertas no dia 09/12/15, mas que em pouco tempo se esgotaram. A diretoria do Siprocfc-MG fez um apelo à Dra. Maria Alice e ao chefe da Seção de Exames Específicos, Ronald Matos, para que aumentassem as vagas disponíveis. Segundo a delegada, será feito um estudo da disponibilidade dos examinadores da capital para a data, mas que, se não for possível, haverá novas vagas na semana que antecede o dia 31/12/15.

Renovação online
Outro tópico da reunião foi a renovação online de documentos. Sebastião Ferraz, chefe da Seção de Exames Específicos, explicou como tem funcionando o processo, como o Detran-MG recebe a documentação e lembrou que, a partir do dia 21/12/15, estará disponível para os CFCs do interior, contemplando, assim, todo o Estado.

Simulador de direção
O assunto mais discutido foi o simulador de direção, que será exigido a partir do dia 01/01/16. A diretoria do Siprocfc-MG tirou algumas dúvidas sobre a Portaria 1377/15, publicada no dia 12/11/15. Um dos questionamentos foi sobre o centro de compartilhamento, se será necessário que um CFC disponibilize o seu CNPJ ou se todos poderiam participar da sociedade. Segundo Wagner, cada CFC deve escolher qual será a melhor opção, uma vez que o Detran-MG exigirá apenas que um CNPJ esteja cadastrado em caso de fiscalização. Wagner também afirma que os CFCs de mesmo proprietário, mas que estejam em cidades diferentes, mas na mesma regional, podem compartilhar o simulador mesmo tendo um outro equipamento na cidade.

A respeito dos instrutores no centro de compartilhamento, o presidente do Siprocfc-MG explicou à Dra. Maria Alice que, na portaria atual, é exigida a Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), mas, a partir de janeiro, a Resolução 543 estabelece que a realização das aulas no simulador ocorra antes da emissão da LADV e que o sistema deve ser adequado para evitar transtornos. Em relação à acessibilidade para pessoas com deficiência no simulador, Wagner disse que, por enquanto, ainda não há nenhuma exigência.

Alessandro solicitou à Dra. Maria Alice que o Detran-MG disponibilize um espaço para que seja instalado um simulador de direção, para que as pessoas conheçam e saibam como funciona. A delegada informou que irá estudar o caso, pois é uma opção interessante.

Prova eletrônica
Outro assunto abordado foi prova eletrônica no interior, que já foi implantada em Ipatinga. Wagner disse que a cidade de Araxá já está em fase de implementação. Alessandro colocou o Siprocfc-MG à disposição do Detran-MG, afim de padronizar os exames em Minas Gerais.

Finalizando a reunião, ambas as partes desejaram sucesso na caminhada que se inicia. Dra. Maria Alice reafirmou que pretende manter o diálogo que o Detran-MG tem com o Siprocfc-MG. Os representantes do sindicato afirmaram que o órgão pode contar com a categoria para a resolução de diversos assuntos.

Foto (crédito): Tamiris Rocha

11 dez 2015 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar