NOTÍCIAS » DUAS RODAS - DIA DO MOTOCICLISTA - PARABÉNS ANTENADO

DUAS RODAS


Dia do Motociclista - Parabéns antenado


Data será comemorada dia 27, com direito a campanha de segurança, passeio e distribuição de brindes. Alto índice de acidentes preocupa


Téo Mascarenhas


Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), dos 43 milhões de veículos do Brasil, 17% são motocicletas. São cerca de 7,3 milhões de unidades, em crescimento fortemente acelerado, e uma estatística trágica: as motos estão relacionadas com 26% dos acidentes. Uma incômoda constatação que serve de sinal de alerta. Para este ano, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo) projeta um volume de 1,5 milhão de novas motos, sendo 87% de baixa cilindrada, com até 200cm³, elevando a frota para 8,8 milhões de unidades.


Um número de respeito, que movimenta a economia e exige tratamento adequado, além de ações concretas de todos os segmentos envolvidos. Minas Gerais, segundo o Denatran, tem a segunda maior frota de motos do Brasil, reflexo da ineficiência do transporte coletivo, da economia e das facilidades desse tipo de veículo. Na cidade de São Paulo, por exemplo, foram criadas faixas exclusivas para motos, contribuindo para a redução de acidentes e regulamentado a circulação dos motofretes. As mesmas medidas estão em estudos em Minas.



Comemoração Para festejar o Dia do Motociclista na Grande BH, as concessionárias Honda vão distribuir cartilhas e brindes, como bonés, camisetas e adesivos para carros, e também desencadear uma campanha de segurança no trânsito. Além disso, a revenda Honda By Moto (Avenida Amazonas, 3.045, telefone 2122-0061), vai organizar dia 27, a partir das 20h, um passeio comemorativo pelas ruas de Belo Horizonte, com direito a distribuição de brindes e churrasco no final.

Em âmbito nacional, a Associação Brasileira de Motociclistas (Abram), com sede em São Paulo, promove entre os dias 23 e 28 a Semana do Motociclista, com fórum de discussões, dia de ação pela paz no trânsito, com blitzes educativas em vários pontos de São Paulo e oitava edição do prêmio nacional Abram de Motociclismo, em reconhecimento a serviços prestados ao motociclismo. A Abraciclo também vai realizar a campanha batizada de Motociclista Consciente Evita Acidentes, em várias estradas, com direito a palestras, filmes e brindes.



Consciência O presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), o mineiro Lincoln Duarte, ressalta que o grande volume de novas motos nas ruas e estradas também exige uma postura mais consciente do motociclista em relação ao trânsito. Para sugerir alterações e aperfeiçoamentos no Código de Trânsito Brasileiro, a entidade montou um grupo setorial de estudos, composto pelas universidades de Brasília e Campinas, entre outras participantes, e alerta para o falho sistema nacional de habilitação de novos motociclistas.



O teste é feito normalmente em local fechado, no qual o candidato só anda em primeira marcha, com motocicleta de baixa cilindrada. Porém, se for aprovado, já pode sair pilotando uma superesportiva com mais de 150cv, por exemplo. A própria CBM tem projeto de criação de pistas de treinamentos melhores, equipadas para simular situações mais reais. A motocicleta no trânsito é uma realidade irreversível e cada vez mais presente.

17 jul 2007 - Estado de MinasVoltar