NOTÍCIAS » ENCONTRO VIRTUAL COM CFCS DISCUTIU ASSUNTOS IMPORTANTES PARA SETOR

O Siprocfc-MG realizou mais uma live para a série de encontros virtuais que está promovendo para manter o setor sempre informado. Sem um tema específico, mas tendo abordado os assuntos de maior interesse do setor, a transmissão ao vivo aconteceu na noite dessa quarta-feira (09/09/20). Quem não assistiu, pode ver a íntegra da live no canal do Sindicato no Youtube.

O debate sobre as mudanças previstas, a evolução do setor e assuntos atuais contou com a participação de representantes de diversos CFCs e da diretoria do Siprocfc-MG: o presidente Alessandro Dias, o vice-presidente José Mário Rodrigues e os diretores Wilson Lelis e Arlei Oliveira.

No início da conversa, Alessandro abriu os trabalhos lembrando que devemos combater falas negativas de quem não conhece profundamente o setor, como a que o deputado federal Kim Kataguiri (DEM/SP) proferiu, semana passada, em um vídeo no Facebook, com o título “Vamos acabar com a máfia das autoescolas”. O ataque ao setor demonstrou uma profunda falta de conhecimento do parlamentar sobre o assunto. “Qual parâmetro ele teve para fazer as afirmações?”, questionou Alessandro, que completou o raciocínio convidando o parlamentar para o diálogo. “Esta semana ele confirmou que não conhece sobre o assunto, ao apresentar um Projeto de Lei (PL), como se em um passe de mágica fosse mudar a realidade do trânsito. O problema do trânsito no país não é culpa do CFC. É um problema estrutural. Não dá para querer aparecer às custas de um setor tão sofrido, mas um setor que contribui profundamente para o desenvolvimento do país”, concluiu.

Até mesmo para que o setor passe uma imagem positiva para a sociedade, uma das sugestões para o momento é que os CFCs reforcem as ações educativas e sociais, até mesmo porque estamos há poucos dias da Semana Nacional de Segurança e Educação para o Trânsito (18 a 25/09). “Usem a criatividade, façam o que entendam que seja importante, mesmo que seja pequeno. Nessa sementinha, que vamos plantando aos poucos, na tentativa de mudar a realidade do trânsito. Façam uma ação com os alunos! Incentivem, por exemplo, a doação de sangue, já que os estoques do Hemominas estão baixos”, sugeriu Alessandro.

Entre outros assuntos, a live também abordou a implantação do videomonitoramento para aulas teóricas nos CFCs (neste primeiro momento em Belo Horizonte e Região Metropolitana) e Alessandro comentou sobre sua experiência na mudança da administração de seu CFC, a importância do planejamento estratégico dos negócios, a definição de metas e uma análise do cenário no setor de 2014 até aqui. “Apesar da crise, se você tem a gestão de seu negócio, você pode planejar as suas metas e consegui-las”, afirmou.

Na metade da live, foi transmitido um vídeo sobre marketing para autoescola, que faz parte da parceria entre o Siprocfc-MG e a Sectes Consultoria (de propriedade da especialista Roberta Torres), que visa mostrar para os proprietários de CFCs a importância de estar conectado, entender sobre os mais atuais aplicativos e redes sociais e saber o básico sobre marketing. Na sequência, Alessandro comentou sobre o mutirão de provas teóricas que o Detran-MG vai realizar em Belo Horizonte, em outubro.

Por fim, Alessandro abriu o espaço para as pessoas sugerirem assuntos para as próximas lives e deixou uma reflexão para os CFCs. “A maioria das empresas serão engolidas nos próximos anos, se seus proprietários não abrirem a mente a tudo que está acontecendo”.

Vale a pena assistir a live na íntegra, pois há várias reflexões interessantes, inclusive compartilhamento de dicas, como planilha para provisionar os custos do CFC!

Veja abaixo a live na íntegra!

10 set 2020 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar