NOTÍCIAS » ESCLARECIMENTOS SOBRE O SISTEMA BIOMÉTRICO

Ofício nº 006/2009

Esclarecimento (faz)

Belo Horizonte, 18 de fevereiro de 2009.

Prezados diretores,

Devido ao grande número de reclamações que tem aportado diariamente em nosso sindicato, relacionados ao Sistema Biométrico implantado pelo Detran-MG/Prodemge, especialmente quanto à lentidão nos horários de pico, venho, por meio deste, fazer os seguintes esclarecimentos:

  1. O SIPROCFC-MG não é o responsável pela manutenção, administração e gerenciamento do Sistema Biométrico.

Quando o Contran publicou a Resolução nº 249 (posteriormente alterada pela Resolução nº 287), o sindicato buscou parceiros para que a biometria fosse implantada em MG o quanto antes, pois sabíamos que este sistema seria o 1º passo para a moralização do nosso segmento de trabalho. Levamos à chefia do Detran-MG o modelo utilizado no Estado de Tocantins, que já existia desde 2006 e que não teria custo algum para o Governo do Estado de Minas Gerais, porém o Detran-MG já havia adquirido o sistema da Prodemge, que estava trabalhando em sua formatação.

  1. Implantação do Sistema Biométrico.

Com a decisão do Detran-MG definida, o sindicato, através de seu presidente, quando da realização do 4º Seminário de Gestão e Educação no Trânsito para CFC (no dia 17/05/2008), cobrou da chefia do Detran-MG (que estava presente naquela ocasião) a participação do SIPROCFC-MG na implantação do referido sistema, o que foi acatado de imediato.

  1. Treinamento dos Centros de Formação de Condutores de Minas Gerais.

Pouco depois da data mencionada anteriormente, o sindicato foi convocado pela chefia do Detran-MG para receber informações e treinamento pelo corpo técnico da Prodemge, para que fosse o multiplicador da implantação da biometria. Durante o treinamento, várias sugestões foram feitas, bem como questionamentos que facilitassem o bom funcionamento e segurança para quem operasse o sistema na ponta (os profissionais do CFC).

  1. Lentidão do Sistema Biométrico nos horários de pico.

Durante o treinamento recebido na Prodemge, conhecemos os equipamentos (servidores) que haviam sido adquiridos para armazenar os dados biométricos e que seriam voltados somente para tal finalidade. Foi questionado se eles agüentariam receber toda a carga de informações enviada pelos CFC’s e pelas clínicas, o que foi respondido positivamente.

Quando a biometria foi implantada para os CFCs de Belo Horizonte (01.11.2009), o sistema comportou perfeitamente os dados enviados. Somente houve problema no manuseio, o que já era esperado devido à insegurança da novidade. No dia 01.12.2009 o sistema entrava em vigor para os CFC’s da Região Metropolitana de Belo Horizonte e a situação foi a mesma. A biometria já funcionava para aproximadamente 400 empresas. Porém quando foi liberado o acesso a todos os CFC’s de Minas Gerais, em 01.01.2009, os servidores da Prodemge não conseguiram suportar o volume de dados (digitais) enviados, principalmente, nos horários de pico, pois havia 1.400 empresas acessando o sistema ao mesmo tempo.

  1. O que está sendo feito para solucionar o problema.

O SIPROCFC-MG, através de seu presidente, tem feito contatos e reuniões constantemente com os técnicos da Prodemge e a chefia do Detran-MG em busca de soluções para os problemas apresentados pelo Sistema Biométrico, especialmente no caso da lentidão, desde sua implantação. A última reunião ocorreu no dia 30.01.2009, no gabinete do chefe do Detran-MG, Dr. Oliveira Santiago Maciel, com a presença de representantes de diversas chefias do Detran-MG e do Sr. Gustavo Garreto (Prodemge). Ficou acertado que a Prodemge não mais forneceria protocolo para a falta de conexão do sistema e que enviaria, diariamente, um relatório para o Detran-MG informando as paralisações (falta de conexão). Assim, os CFC’s deveriam enviar as aulas eventuais, que seriam confrontadas com as informações levadas ao conhecimento do Detran-MG pela Prodemge. Quanto à lentidão do sistema, a Prodemge vai adquirir novos servidores para atender à demanda, que se mostrou mais elevada que os técnicos esperavam inicialmente.

Portanto, o sindicato vem buscando, constantemente, soluções para os problemas apresentados. Esperamos, em breve, ter uma resposta positiva para a solução deste problema que tem nos afligido. Sabedores das dificuldades enfrentadas por toda a categoria, cobramos, constantemente, das autoridades responsáveis a melhora no uso do sistema biométrico. Porém deixamos bem claro que, em momento algum, o SIPROCFC-MG usará de prerrogativas fáceis (ex: voltar todas as aulas para assinaturas dos alunos), pois sabemos que haverá um retrocesso neste sentido (facilitação de carga horária): o que combatemos. Solicitamos ao Detran-MG que, enquanto estes problemas não forem sanados, não seja cobrado o uso do sistema biométrico nas aulas práticas de direção veicular.

Um abraço fraterno a todos.

Rodrigo Fabiano da Silva

presidente SIPROCFC-MG

20 fev 2009 - SIPROCFCMGVoltar