NOTÍCIAS » ESPÍRITO SANTO: DETRAN-ES VAI APLICAR 'DITADOS' PARA AVALIAR CANDIDATOS À CNH

Código de Trânsito determina que candidato deve ser alfabetizado. De janeiro a junho, 15 pessoas foram reprovadas em teste semelhante.

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) vai aplicar 'ditados' nas aulas de legislação para quem está tentando tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A medida tem como objetivo verificar se as pessoas que participam do processo sabem ler e escrever. Segundo o Detran-ES, de janeiro a junho de 2015, 58 pessoas que aparentavam não saber ler e escrever passaram por testes, e 15 foram reprovadas.

O artigo 140 do Código de Trânsito Brasileiro determina que o candidato a tirar a CNH deve ser alfabetizado.

"A partir de agora o Detran vai ser muito mais proativo. O Detran vai fiscalizar, de maneira aleatória, durante as aulas de legislação e vai proceder um ditado. Esse ditado será encaminhado para a comissão pedagógica analisar", explicou o diretor do Detran-ES, Fabiano Contarato.

Nas autoescolas, o aluno preenche uma declaração afirmando que sabe ler e escrever. Por isso, o presidente do Sindicato das Auto Escolas acha a medida desnecessária.

"Não há necessidade dessa fiscalização quando a esse requisito. Porque nós temos situações hoje onde o Detran pode ter uma fiscalização mais intensiva para poder melhorar a qualidade do futuro motorista", disse Anderson da Silva Perozini.

Entre os candidatos que serão avaliados de surpresa, as opiniões ficam divididas. "Quanto mais medidas para educar e para melhorar na direção é melhor", disse a candidata Diana Bretas.

"Eu acho que o processo já é muito difícil, a gente fica praticamente três meses para conseguir habilitação, sendo que aqui mesmo na autoescola eles já conseguem perceber se a gente sabe ou não escrever, porque a gente faz testes todos os dias e estuda por livros, então eu acho a medida desnecessária", opinou a estudante Bruna Del Caro.

Fabíola de Paula
Da TV Gazeta

24/07/2015 19h49 - Atualizado em 24/07/2015 19h49

27 jul 2015 - G1 - Espírito SantoVoltar