NOTÍCIAS » ESTELIONATO - UNIVERSITÁRIO PRESO COM CARTEIRA FALSA

ESTELIONATO
Universitário preso com carteira falsa
Estudante mantinha cartões bancários, CPFs e outros documentos irregulares em casa, no Bairro São Geraldo

Landercy Hemerson



O estudante universitário Vítor Ramos de Oliveira Júnior, de 33 anos, foi preso em flagrante, ontem à tarde, acusado de estelionato. Com ele foram encontradas duas carteiras de habilitação falsas, no momento da abordagem policial, na Avenida Cristiano Machado, Bairro Cidade Nova, Nordeste de Belo Horizonte. Na casa do acusado, militares da equipe Moto Rotam apreenderam 56 documentos de Cadastro de Identificação do Contribuinte (CIC), antes chamado de CPF, em nome de terceiros, mais CNHs com a foto do estudante, com nomes diferentes, documentos diversos falsificados e cartões bancários.

O cabo PM Efraim Dias fazia uma ronda de rotina em dupla, quando suspeitou do estudante, que cursa administração numa faculdade de BH. “Ele pilotava uma moto Twister CBY 250 sem placa. Fizemos a abordagem e encontramos com ele duas carteiras de habilitação, uma delas com o nome do pai do acusado. Ele então mostrou a nota fiscal da moto e admitiu que não era habilitado, e disse que a sua CNH era falsa. Porém, durante checagem de seus dados, constatamos um mandado de prisão contra ele”, explicou Dias.

Policiais do Batalhão Rotam foram à casa do acusado, na Rua Doutor Souza Gonçalves, no São Bernardo, Norte de BH. De acordo com o soldado Fernando Pinto, a mulher do estudante permitiu a entrada dos PMs no imóvel, já que nem desconfiava do envolvimento dele com atividades criminosas. “De imediato encontramos os documentos de CIC, enviados para o endereço do acusado, em nome de várias pessoas. Além de cinco carteiras de habilitação com fotos dele e nomes diferentes, outras cinco CNH foram encontradas e serão periciadas, já que podem ser documentos autênticos de outras pessoas, ou também material falsificado”, contou o soldado.


CONDENADO O universitário não quis se defender das acusações, afirmando que somente seu advogado poderia falar sobre o caso. A moto em que ele foi flagrado, comprada por R$ 10,5 mil no dia 22, por meio de financiamento, e retirada da concessionária ontem, também foi apreendida. Uma carteira de identidade e uma folha de cheque em nome de Célio Alves de Araújo, com a foto do acusado no documento, estava entre o farto material apreendido na casa do estudante.


Vítor Júnior não poupou nem mesmo o nome de seu pai, que aparece em vários documentos falsificados. Conta de consumo de energia elétrica, telefone, entre outras, sugerem que o universitário vinha aplicando o golpe conhecido como “Laranja Mecânica”, em que ele faz compras a crédito e utiliza a documentação falsa para fazer seu cadastro. Junto com o material, foram encontradas várias cartas de cobranças de hipermercados e até operadoras de tv a cabo.
Preso em flagrante, Vítor Júnior vai ficar à disposição da Justiça. Ele tem uma condenação de cinco anos e quatro meses por assalto. Os policiais suspeitam que, além dos golpes, Vítor estaria dando apoio a quadrilhas de assaltantes que atuam nas regiões da Pampulha, Venda Nova e Norte.




27 jun 2007 - Estado de MInasVoltar