NOTÍCIAS » EVENTO INTERNACIONAL REÚNE QUASE 300 PESSOAS EM BH 

O IV Congresso Latino-Americano de Segurança no Trânsito e Formação de Condutores reuniu cerca de 300 pessoas em dois dias de evento, na última quinta e sexta-feira (17 e 18/05/18), no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte. Estiveram presentes profissionais que trabalham com trânsito e representantes de CFCs de 92 cidades de vários países, como Brasil, Argentina, Chile, México, Bolívia e Espanha.

O objetivo do evento, que teve programação recheada de novidades e informações relevantes, com diversas palestras e mesas-redondas, divididas em cinco painéis, foi o de oferecer as melhores propostas que visam reduzir a mortalidade e morbidade causadas por acidentes de trânsito.

O Siprocfc-MG foi apoiador do evento por acreditar que o fomento de estudos e pesquisas na área da segurança viária ajudará a compreender melhor os problemas e enfrentá-los da melhor forma possível. "Não medimos esforços para sua realização, tanto é que conseguimos a cessão do local onde foi realizado (o auditório Ouro Preto do Sesc Venda Nova), por sermos filiados à Fecomércio-MG", contou o presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias, que revelou ter ficado muito feliz pela escolha de Minas Gerais para sediar o IV Congresso. "Os representantes da ALACI vieram ao Brasil participar de nosso Seminário, em novembro, e adoraram o espaço, que tem uma excelente estrutura", explicou Alessandro sobre a escolha do local.

O presidente do Siprocfc-MG ainda acrescentou que, como o evento contou com muitos nomes de referência, isso engrandeceu ainda mais as discussões. "Vimos que os temas abordados foram bem embasados por estudos, e que é fundamental o compromisso de todos. Tivemos 11 países sendo representados, pessoas vindas de dezenas de cidades do Brasil, ficando claro que precisamos de eventos como este para contribuir com as discussões. Exemplos que já funcionam e que podem ser aplicados devem ser replicados. Os painéis, que contavam com diferentes tópicos e eram capitaneados por pessoas de notório conhecimento, geraram excelentes discussões com os participantes. O Siprocfc-MG sempre irá estimular tais iniciativas. Nosso Seminário, que já se tornou tradicional, agora ganha ainda mais responsabilidade. Por fim, gostaria de agradecer à Fecomércio e ao Sesc, que prontamente ajudaram e contribuíram para o sucesso e ajudaram a promover, mais uma vez, nossa Minas Gerais. Esperamos ter mais eventos deste nível, em breve", finalizou.

Expectativas atingidas
Com tradução simultânea entre espanhol e português, o Congresso agradou aos participantes e atingiu as melhores expectativas. Roberta Torres, que coordenou a realização do evento, acredita que os objetivos foram alcançados na medida em que teoria e prática puderam conversar. "O Congresso teve como tema segurança no trânsito e formação de condutores. Esses dois tópicos abrem um leque enorme de participação. Tivemos funcionários de Detrans, agentes de trânsito, psicólogos, engenheiros, professores e diretores de CFCs. A participação do meio acadêmico foi um diferencial na minha avaliação", relatou ela que também apresentou um estudo de caso, feito em seu CFC, com a análise da percepção dos alunos sobre a condução em simulador de direção veicular.

Para Roberta Mantovani, pedagoga, especialista em Segurança e Educação no Trânsito e uma das palestrantes (ministrou a palestra "A nova Formação dos Condutores no Brasil e seus Aspectos Pedagógicos, Técnicos e Legais"), o evento foi muito importante para discutir diversos aspectos do trânsito e lembrar que o tema é uma questão de saúde pública. "Foi um evento rico em troca de experiências. Temos legislação avançada, mas falta decisão política e técnica para que melhorias sejam implantadas a curto e médio prazos. Em conversas com os colegas da Espanha, por exemplo, me passaram a informação que a prática de motos lá é em via pública, enquanto aqui no Brasil é em circuito fechado. Se conseguíssemos avançar nesse aspecto, seria muito melhor", opinou.

O jornalista e atual apresentador do quadro de segurança viária do programa Brasil Caminhoneiro do SBT, administrador público e ex-coordenador geral de Educação para o Trânsito do Denatran, Francisco Garonce, também foi um dos que subiu ao palco para apresentar a palestra "A Evolução da Tecnologia na Formação e Capacitação de Motoristas" e conversou com a equipe de comunicação do Sindicato. "O mais importante aqui hoje foi reunir tantos especialistas para trocarmos experiências. Os desafios são semelhantes nos países participantes. Que consigamos ultrapassar os problemas", afirmou.

Os representantes da Associação Latino-Americana de Treinamento e Engenharia (ALACI), organizadora do evento, estavam empolgados com o resultado de sucesso que o Congresso alcançou. "Agradecemos fortemente à Roberta Torres e ao Alessandro Dias (presidente do Siprocfc-MG) por terem aberto as portas de Minas Gerais e Belo Horizonte para este evento, que atingiu todas as expectativas", declarou o vice-presidente da instituição, o argentino Alfredo Pellene. O secretário geral da Alaci, o mexicano Gerardo Gutierres, complementou dizendo que o Brasil é referência em muitos aspectos ligados ao trânsito. "O Maio Amarelo é um grande exemplo de ação que deveria existir em outros países. O enfoque didático-pedagógico dos simuladores de direção veicular, a estrutura dos CFCs, as associações como os sindicatos. Isso não existe no México. A força e o agrupamento que os sindicatos proporcionam favorece o diálogo frente ao Governo. Esses são os destaques que vejo por aqui", relatou.

O presidente da Alaci, o chileno Jaime Bravo, encerrou o evento saudando o Brasil e convidando a todos para estarem no próximo Congresso Latino-Americano, que acontecerá em maio do ano que vem, na Colômbia.

Organização
O evento foi organizado pela Associação Latino-Americana de Treinamento e Engenharia (ALACI), que é composta pelos países Chile, México, Argentina e Brasil. A missão da ALACI é trabalhar, a partir do conhecimento acadêmico, coletando as diferentes experiências de países latino-americanos, sem tentar aplicar fórmulas gerais, como se o problema fosse idêntico e causal. Estudar e discutir para entender a amplitude dos diferentes fenômenos culturais associados à via pública, como protagonistas deste fenômeno e não como meros espectadores.

CLIQUE AQUI E VEJA ALGUMAS FOTOS!

CLIQUE AQUI E ACESSE AS PALESTRAS DO EVENTO!

CLIQUE AQUI E ACESSE AS APRESENTAÇÕES ORAIS DO EVENTO!

CLIQUE AQUI E ACESSE OS ANAIS DO CONGRESSO!

21 mai 2018 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar