NOTÍCIAS » FRAUDE EM CARTEIRAS DE MOTORISTAS LEVA 17 A PRISÃO

Fraude em carteiras de motoristas leva 17 a prisão

Publicado no Jornal OTEMPO em 15/10/2010

A Polícia Civil de Goiás prendeu, na manhã de ontem, em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE), 17 pessoas acusadas de envolvimento em um esquema de fraude de carteiras de habilitação (CNH) e de aprovação de vistoria de veículos irregulares. Depois de 16 meses de investigação, o MP apurou que o crime contava com a participação de servidores públicos do Departamento de Trânsito do Estado (Detran-GO), proprietários de centros de formação de condutores (CFCs) e ainda usava despachantes como intermediadores.

A operação Cartas Marcadas revelou que os veículos irregulares eram aprovados no setor de vistoria do Detran goiano sem terem ingressado nas instalações do órgão. A ação pretendia cumprir ao todo 22 mandados de prisão e 38 de busca e apreensão nos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Terezópolis, Itaberaí, Cidade de Goiás, Mineiros e Hidrolândia (GO); Belém, Paraopebas, Ourilândia do Norte e Marabá (PA); Uberaba (MG). A Polícia Militar de Uberaba informou que o balanço da operação na cidade será divulgado hoje.

Os mandados de prisão foram expedidos para cinco vistoriadores do Detran, um ocupante de cargo comissionado do departamento, três proprietários de CFCs, três despachantes, cinco intermediadores e cinco compradores de CNH. Os mandados de busca e apreensão são para o Detran (GO), 16 CFCs, 11 oficinas e despachantes, além de algumas residências.

Mineiros. O MPE de Minas investiga um esquema de venda de CNHs em todo o Estado, além do funcionamento irregular de 31 clínicas de exame médico e psicotécnico e a facilitação da aprovação de candidatos em exames de direção por servidores do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).

Conforme O TEMPO apurou no início deste ano, a investigação do MPE concentra o foco inicialmente na cidade de Betim, onde instrutores e examinadores negociavam em troca de propina de R$ 1.000, a aprovação no exame de direção.

18 out 2010 - Jornal O TempoVoltar