NOTÍCIAS » INICIATIVA DO GOVERNO DE MINAS GERAIS VIABILIZA EXAME DE LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO PELA INTERNET

Parceria entre a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão e o Detran vai beneficiar candidatos ao exame de habilitação

Uma parceria entre Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da UAI (Unidade de Atendimento Integrado) e o Departamento de Trânsito do Estado de Minas Gerais (Detran-MG) vai facilitar a vida do cidadão, especialmente do interior, com o novo modelo de prova pela internet para candidatos à Carteira Nacional de Habilitação.

Na prática, segundo a chefe da Divisão de Habilitação do Detran, Elizabeth Martins, o modelo da prova pela internet vai proporcionar rapidez e segurança para o candidato, extinguindo as provas escritas, filas e burocracias. Além disso, o Detran pretende incorporar ao sistema online a modalidade da prova de reciclagem de trânsito.

Inicialmente, de acordo com o Detran, a proposta é que a plataforma desenvolvida pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) esteja disponível na UAI da Praça Sete, em Belo Horizonte, ainda neste mês de agosto. Em seguida, a tecnologia será implementada nas demais unidades dos Territórios de Desenvolvimento.

Para o diretor da Coordenadoria Especial de Gestão das UAIs, Itaner Debossan, os avanços refletem a busca por uma gestão eficiente e sustentável, com atendimento ágil e de qualidade para o cidadão. Disponibilizar um serviço pela internet, como no caso da prova de legislação, traz um ganho para o cidadão que vai tirar carteira de habilitação e também para o Estado, com a redução de custos com impressão e manutenção dos servidores de intranet, observa Debossan.

Segundo ele, a intenção da Seplag é ampliar o modelo de prova pela internet, além da oferta de outros serviços em todas as UAIs, tendo em vista o exemplo bem sucedido da emissão do atestado de antecedentes pela Polícia Civil de Minas Gerais via internet e pelo aplicativo MG App.

Mais vagas

A ação conjunta entre os órgãos prevê outros avanços para quem busca a carteira de habilitação, como a ampliação da oferta de vagas para a realização de provas do Detran.

Na UAI da Praça Sete, em Belo Horizonte, por exemplo, o número de cabines em que são realizadas as provas de legislação vai aumentar de 9 para 30. Com isso, a expectativa é de atender cerca de 300 candidatos por dia.

Além disso, outras unidades das UAIs da capital e Território Metropolitano também serão beneficiadas com a oferta do serviço até o final do ano. São elas: Venda Nova, Barro Preto, Barreiro e Contagem.

A porteira Alda Santos Medeiros, de 33 anos, já constatou a rapidez para fazer a prova de legislação na UAI da Praça Sete, em Belo Horizonte. Moradora de Nova Lima, no Território Metropolitano, ela preferiu fazer a prova de legislação no centro da capital.

Quem mora em outra cidade depende da visita da banca examinadora do Detran, que acontece uma vez por mês. Como eu trabalho em Belo Horizonte, resolvi aproveitar o tempo e fazer a prova no centro da cidade, conta.

Agendamento

Para fazer a prova de legislação do Detran, o candidato pode agendar a data e o horário pelo site www.detran.mg.gov.br ou por meio da autoescola. Na capital, o agendamento também pode ser feito na própria sede do departamento de trânsito. O teste é feito presencialmete nas Unidades de Atendimento Integrado que disponibilizam o serviço.

Clique aqui e acesse o link a seguir para consultar a UAI mais próxima.

TER 16 AGOSTO 2016 11:58 ATUALIZADO EM QUI 18 AGOSTO 2016 11:08

imagem de destaque Carlos Alberto/Imprensa MG

08 set 2016 - Agência MinasVoltar