NOTÍCIAS » JUSTIÇA “PUNE” MOTORISTAS INFRATORES DO INTERIOR DO PARANÁ COM SERVIÇOS EM HOSPITAIS

Motoristas enquadrados pela Lei Seca estão recebendo uma nova “punição” em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A Justiça paranaense oferece ao condutor infrator a alternativa de prestar serviços voluntários às vítimas de acidentes de trânsito nos hospitais. O trabalho inclui também o acompanhamento nas etapas de reabilitação dos feridos.

Desde maio, 40 condutores aderiram ao programa. Eles ajudam a levar os pacientes em cadeiras de roda e macas, recepcionam vítimas e familiares acompanhados de profissionais.

Realizado em parceria com a Polícia Militar, Detran, Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito e Conselho Comunitário de Execução Penal, o projeto Justiça e Sobriedade no Trânsito foi idealizado pela 2ª Vara Criminal de São José dos Pinhais em conjunto com a Defensoria e Ministério Público. “Os relatos de quem participou são muito positivos e eles se dizem tocados, sensibilizados pelo contato com a vítima e com o conhecimento repassado nas palestras. O interessante é que o condutor não encerra seu processo apenas pagando prestação pecuniária, mas ciente de suas responsabilidades”, conta o coordenador da ação, juiz Augusto Gluszcak Junior.

Escolha
A participação no programa é de livre escolha do condutor. Ele então é cadastrado pela Vara Criminal e passa por uma avaliação psicossocial. A carga horária é de 48h, sendo oito de palestras e 40 de atividades práticas. As pessoas precisam entender que muitos acidentes podem ser evitados simplesmente pelo fator humano”, destaca o psicólogo do Detran, Fabiano Xisto Correia.

Para a assistente social Jeanine Luzia Ferreira de Paula, a experiência é impactante. “Quando os condutores entram no hospital e se deparam com as vítimas, pacientes com fraturas expostas ou entre a vida e morte, eles começam a repensar a própria vida. É um momento de reflexão”.

Halisson Woiciekovski, de 23 anos, participou do projeto há três semanas. Segundo ele, a experiência o fez repensar seu papel no trânsito. “Os jovens são complicados, sempre acham que não vai ter problema fazer tal coisa. Estas atividades estão me trazendo muitas coisas boas, porque me fizeram ver que não podemos cuidar só da gente, mas dos outros também”.

Mortes aumentaram
Apesar de comemorar a redução de 13% no número de acidentes de trânsito em quatro anos, o Estado do Paraná registrou, no mesmo período, um aumento de 37,80% nas mortes, passando de 1.907, em 2011, para 2.628, em 2014.

O número de vítimas diminuiu 10% segundo relatório estatístico divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PR) com informações das polícias Rodoviárias Federal e Estadual. Polícia Militar e prefeituras. Foram 45.635 em 2011 e 41.124 no último ano. Com relação aos acidentes, foram registrados 124.260 em 2011 e 108.171 em 2014.

30 DE JUNHO DE 2015 POR RADAR

07 jul 2015 - Radar NacionalVoltar