NOTÍCIAS » MAIO AMARELO: COMEÇA MOVIMENTO EM TODO O PAÍS

#MEOUÇA é a assinatura da Campanha Nacional deste ano

Mais um mês de maio se inicia e com ele o maior movimento de conscientização quanto à importância de um trânsito mais seguro, prevenção de acidentes e educação no trânsito: o Maio Amarelo, campanha de caráter universal, que nasceu com o objetivo de conscientizar as pessoas para um trânsito mais humano, seguro e responsável. Este ano, o mote é “No Trânsito, o Sentido é a Vida”, que tem a proposta de fazer com que os adultos ouçam o conselho dado por uma criança, que com sua ingenuidade e inexperiência perante à vida, tem uma percepção e absorção do que é certo e errado com mais eficácia, sem filtros.

Organizado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) e pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), o Maio Amarelo 2019 conta este ano com o apoio oficial do Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura e do Denatran.

O Siprocfc-MG sempre apoiou o Maio Amarelo desde o início do movimento. E, buscando mais engajamento e comprometimento na contribuição por um trânsito mais seguro, se tornou uma entidade Laço Amarelo este ano.

No Trânsito, o Sentido é a Vida

Assim como em 2018, o tema escolhido propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

A campanha teve sua inspiração nos cinco sentidos humanos, numa alusão à sinalização de trânsito. Ou seja, o trânsito é feito de sentidos. Para utilizá-lo, é preciso entender todos eles. Uma seta no carro da frente indica para onde ele vai virar. Um pedestre com a mão estirada na faixa de pedestre transmite o sentido de que ele quer efetuar a travessia. Só que, de sentido em sentido, fomos ficando egoístas e causando acidentes. Acabamos esquecendo um sentido muito importante: a audição. Precisamos voltar ao começo e ouvir os conselhos de quem não sabe mentir, e conhece muito bem o que certo e o que não é: as crianças”. Mas qual é o sentido de ouvir o conselho de uma criança? A resposta é pura e simples: O sentido é a vida.

Abertura e encerramento

A abertura oficial da Campanha Maio Amarelo 2019 aconteceu, no dia 24/04/19, em Vitória-ES. Em Minas Gerais, a abertura ocorreu no dia 29/04/19, no auditório do Detran-MG, em Belo Horizonte, com a presença do presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias e diversas autoridades de trânsito.

O encerramento, com a premiação “Destaques Maio Amarelo 2019”, acontecerá no dia 28/06/19, em Natal-RN. Na ocasião, serão condecoradas as iniciativas / ações de empresas, entidades do setor público e sociedade civil organizada que mais se destacaram.

Participação de CFCs
Para incentivar a participação dos CFCs, o Siprocfc-MG reúne neste espaço o caminho para acesso aos materiais possíveis para download. Caso o CFC seja associado, há a possibilidade de solicitar ao Sindicato a inserção de sua própria logomarca nas peças virtuais e para impressão. Entre em contato através do email [email protected]

“Nós do Sindicato convocamos todos os CFCs mineiros a participarem do Maio Amarelo! A ideia é que promovam ações dentro da realidade, condição e município de cada autoescola. É muito importante a participação de todos: abusem da criatividade para mostrar comprometimento com o trânsito e valorizar a marca”, explicou o presidente, Alessandro Dias.


Sugestão de ações:

- panfletagem na porta de escolas e para motoristas
- Intervenção em semáforos
- aproveitar o instrutor teórico e alunos de legislação durante horário de aula para alguma ação
- convidar estudantes para conhecerem o funcionamento do CFC
- promover palestras educativas e debates
- decorar a recepção e demais espaços do CFC com a cor amarela ou com itens como balões, faixas, cartazes, adesivos
- fazer postagens nas redes sociais
- promover carreata
- fazer contato com a imprensa


Para ações nas redes sociais, usem a hashtag #CFCsMineirosNoMaioAmarelo e compartilhem suas ações! Nós também queremos saber quais ações serão feitas e vamos ajudar a divulgar. Mandem fotos, vídeos e informações para o email [email protected]

Participe!

CLIQUE AQUI E ACESSE O CONTEÚDO DA CAMPANHA 2019
Para saber mais sobre Maio Amarelo, acesse: www.maioamarelo.com

Foto (legenda): Presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias, participa da abertura do Maio Amarelo em Belo Horizonte.



07 mai 2019 - Comunicação - Siprocfc-MG / com Maio AmareloVoltar