NOTÍCIAS » MAIO AMARELO: EVITE ACIDENTES COM ATITUDES SEGURAS NO TRÂNSITO

A segurança no trânsito é fundamental. Ninguém, quando sai de casa para cumprir um compromisso, utilizando qualquer modal de transporte, ou mesmo se estiver a pé, pensa ser vítima de um acidente de trânsito. Mas eles acontecem em número expressivo no Brasil e no mundo. Adotar comportamentos que preservem a sua vida, a de outros motoristas, de passageiros e de pedestres deve ser meta de cada um de nós: NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA!

Lembre-se: 80% dos acidentes de trânsito são causados por falhas e desatenções do ser humano. Tanto quanto isso, porém, alguns outros fatores interferem na condução segura. A manutenção do veículo e as condições das vias influenciam sobremaneira a ocorrência de acidentes. Desse modo, é possível concluir que acidentes derivam de três fatores: humano, veicular e vias. Firme em seu propósito de contribuir para a redução de ocorrências de trânsito, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, por meio do Programa Laço Amarelo, alerta sobre como evitar acidentes:

Fator humano:
 Não pratique o excesso de velocidade em nenhuma circunstância. A pressa pode levar a um acidente com consequências desastrosas.
 Não beba se for dirigir um veículo, pilotar uma motocicleta ou mesmo andar de bicicleta ou patinete. Pedestres que utilizam bebida alcoólica também ficam desatentos ao trânsito.
 Quem usa o celular enquanto dirige deixa de perceber o trânsito à sua volta. Deixe o celular de lado enquanto está no trânsito. Nada é mais importante que a sua vida.
 Use as setas para indicar as suas intenções de manobras. Este é um ato gentil no trânsito.
 Mantenha distância segura do veículo que vai à frente.

Fator veicular:
Deixar de fazer a manutenção regular no veículo (com atenção especial aos pneus, freios, faróis, lâmpadas, luzes, limpadores de para-brisa, vela, filtros, correia dentada, radiador, sistema elétrico e combustível) pode contribuir com falhas mecânicas e ocasionar acidentes. Cuide do seu veículo qualquer que seja ele.

Vias:
O estado de conservação; as condições da sinalização; a falta de acostamento e passarelas também podem ocasionar um acidente de trânsito. Redobre a sua atenção e dirija com mais
prudência nessas condições.

25 jun 2019 - Programa Laço Amarelo (Maio Amarelo)Voltar