NOTÍCIAS » MARCAR EXAME DE DIREÇÃO EM MONTES CLAROS VIRA CORRIDA CONTRA O TEMPO

Marcação é feita por sistema eletrônico e em pouco tempo acabam vagas. Cerca de 400 exames são feitas semanalmente, mas não atende demanda.
Conseguir marcar um exame de direção para tirar habilitação em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, tem sido uma tarefa difícil. Isso é o que afirmam candidatos e também os donos de Centro de Formação de Condutores (CFC) na cidade.
A situação complica ainda mais para os candidatos que vêm o prazo para realizar os exames acabando e não conseguem marcar a prova. Este problema é enfrentado pela esposa de Ozeias Lopes, que aguarda desde o mês de abril para a marcação do exame de direção. “A pauta dela vence em junho. Já passou por todo o processo de aulas, não consegue marcar o exame. Assim vejo que vai vencer o prazo e terei que pagar tudo de novo”, lamenta.
Segundo a empresária Sandrine Cruz Chaves, o problema se concentra no exame da categoria B e se agravou a cerca de dois meses. “O problema é geral. Em todas as autoescolas encontram este problema. O estado fornece poucos examinadores para atender a demanda de candidatos. Ficamos de mãos atadas e sem poder fazer nada”, explica.
De acordo com a coordenadora da banca examinadora em Montes Claros, delegada Gislaine Veloso Freitas, a marcação de exames é toda pelo sistema eletrônico do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). Segundo a delegada, os exames são marcados com uma semana de antecedência. “As vagas são disponibilizadas e as autoescolas é que marcam. Então não tem como prejudicarmos uma ou ajudarmos outra”, diz.
O sistema para marcação dos exames funciona bem, segundo os CFCs. Porém, o número de vagas disponibilizadas não é compatível com a demanda do município. “Hoje foram disponibilizadas 400 vagas e todas acabaram em 50 segundos. Tínhamos 98 candidatos, mas conseguimos marcar apenas sete. Assim é inevitável que vire uma bola de neve”, afirma a auxiliar administrativa Marli Soares.
Ainda segundo a delegada Gislaine Freitas, Montes Claros possui cerca de 30 autoescolas ativas. Ela afirma que somente 17 examinadores atuam na cidade e ainda ajudam as bancas de Janaúba e Januária. “Além dos candidatos daqui, recebemos candidatos de outras quatro cidades. O ideal é que tivéssemos 30 examinadores e talvez o problema seja resolvido a abertura de concurso para a entrada de novos policiais civis”.
19/05/2014 17h58 - Atualizado em 19/05/2014 17h58
Valdivan Veloso
Do G1 Grande Minas

Clique aqui para ler a notícia no site!

21 mai 2014 - Site G1 (Grande Minas)Voltar