NOTÍCIAS » MENSAGENS FALSAS QUE CIRCULAM PELA INTERNET SOBRE CNH E MULTAS PODEM ATÉ DANIFICAR COMPUTADOR

Mensagens maliciosas enviadas pela internet para alertar motoristas sobre mudanças na legislação de trânsito ou com notificações de multas podem ser uma armadilha para o internauta. Conforme alertado pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), o conteúdo falso remete a links que podem conter vírus que prejudicam computadores.
Os e-mails falsos, que usam indevidamente o nome de órgãos de trânsito estaduais como remetentes, contêm informações erradas que confundem os cidadãos. Um dos mais comuns vem com o assunto “Notificação online de multas”. No corpo do texto, links indicariam as infrações supostamente cometidas e os valores das multas. Mas tratam-se de vírus que podem copiar dados pessoais como endereço, número de documentos e senhas de acessos a sites. A orientação, neste caso, é que o internauta jamais abra arquivos anexados ou clique em links.
Em São Paulo, as notificações de multas não vão por e-mail para o proprietário do veículo, mas pelo correio, no endereço de cadastro do automóvel. Outra informação conflitante nos e-mails falsos é que não existe o “Sistema Integrado de Estradas e Rodagens/SIER” e o termo Gravame não tem ligação com infrações de trânsito, mas com veículos financiados.
CNH suspensa
Outro e-mail que geralmente chega nas caixas de spam do cidadão trata de suposta suspensão na CNH, informando que o motorista atingiu 21 pontos e que a relação das multas está disponível para consultas em um arquivo anexo.
Nestes casos, a notificação também é feita pelos Correios e não por e-mail. O número da habilitação do motorista punido também é publicado no Diário Oficial do Estado. O endereço do remetente ([email protected]) também não tem qualquer ligação com o órgão oficial. Os Detrans são órgãos de trânsito vinculados aos governos dos Estados e do Distrito Federal. Logo, todos os Detrans têm em seus e-mails oficiais a sigla do estado ao qual pertencem – o que não é o caso desse endereço.
Renovação de CNH
Um terceiro e-mail falso afirma que a CNH só pode ser renovada até 30 dias após o vencimento e que o documento seria cancelado depois disso, obrigando o condutor a refazer todo o processo de habilitação.
A legislação federal não obriga o condutor a renovar a habilitação. É proibido circular com o documento vencido, infração de natureza gravíssima, com multa de R$ 191,54 e sete pontos na carteira, suspensão da CNH e apreensão do veículo.
Mensagens falsas também afirmam que se o motorista remover o plástico que envolve o extintor será multado. A resolução 157 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que obriga o uso do equipamento de segurança, não faz qualquer menção deste tipo. É multado o motorista que dirigir veículo com o extintor de incêndio vencido ou em mau estado. O valor é de R$ 127,69. Considerada infração grave, custa ainda cinco pontos na carteira do motorista.
Em casos suspeitos de fraudes, a orientação é que o internauta faça denúncia no link ou pelo Dique-denúncia, 181.
17 DE MARÇO DE 2015 POR RADAR.NACIONAL
18 mar 2015 - Radar NacionalVoltar