NOTÍCIAS » MOTORISTA TERÁ QUE GASTAR MAIS PARA TIRAR CARTEIRA DE HABILITAÇÃO EM MINAS GERAIS

Portal Rádio Itatiaia
Motorista terá gastar que mais para tirar carteira de habilitação em Minas Gerais

Número mínimo de aulas deve passar de 20 para 40. Detran já enviou o pedido ao Denatran
O processo para tirar carteira de habilitação em Minas Gerais deve ficar mais caro a partir do ano que vem. Isso porque a quantidade mínima de horas aulas de direção deve passar de 20 para 40 horas, o que obrigaria o candidato a gastar o dobro. Atualmente, o valor de 20 aulas (para carro de passeio) gira em torno de R$ 700. O número de horas exigido atualmente é considerado baixo por especialistas e é apontado como um dos principais fatores para o elevado índice de reprovação. Em 2012, 67% dos candidatos que fizeram o teste na Grande BH não conseguiram passar no exame de rua.
Nessa segunda-feira, o assunto foi abordado no Jornal da Itatiaia com o instrutor YslerComanducci, que tem 20 anos de profissão. Nesta terça-feira, o chefe da divisão de habilitação do Detran de Minas Gerais, delegado Anderson França, disse que o órgão já enviou solicitação ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para dobrar o número de aulas exigido atualmente.
“O Detran defende a tese de que 20 horas aulas não é o bastante para o candidato prestar exame e estar apto a dirigir em via pública. Em janeiro, encaminhamos um ofício ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) solicitando alteração na resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) , passando de 20 para 40 horas”, informou. “Até o final do ano, o Denatran prometeu que terá uma alteração nessa carga horária”, completou.
Sobre o tempo gasto durante o exame de rua, outra deficiência apontada por alguns instrutores, o delegado entende que não há necessidade de mudanças. “A gente segue uma norma do Contran, que é a resolução 68, e isso é feito em todo Brasil. Então, os exames são feitos dessa forma: primeiro a gente faz a baliza, depois faz o percurso ou vice versa, dependendo do dia. Achamos que é o bastante. Na verdade, não são cinco minutos, são 10 minutos para o exame de direção, que é o bastante para verificar se o candidato está apto ou não”, disse

23 ago 2013 - Portal Rádio ItatiaiaVoltar