NOTÍCIAS » NOVA PLACA PADRONIZADA DO MERCOSUL FICA PARA 2017

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, por meio de portaria, o prazo de adoção do novo modelo de placas veiculares no padrão Mercosul. A norma estica para 2017 o início dos emplacamentos e também suspende o credenciamento das empresas que seriam responsáveis pela fabricação das placas.

A data limite estipulada pela resolução revogada era janeiro de 2016. A partir das novas regras, a obrigatoriedade passa para 1º de janeiro de 2017 para veículos novos, transferidos de municípios e com alteração na categoria.

De acordo com o Contran, a suspensão do credenciamento das empresas fabricantes das placas é necessário para reavaliar os requisitos necessários estabelecidos pelo Mercosul e melhor adequação das empresas.

Combate à clonagem
O novo modelo de placas, segundo o Denatran, vai dificultar clonagens de veículos e dificultar a falsificação ou produção clandestina. A clonagem de veículos no Brasil é elevada e, em muitos casos, é utilizada por quadrilhas especializadas em roubos de veículos ou por proprietários de veículos que utilizam o recurso para fugir de multas de trânsito. A nova placa também vai dar mais rigor ao controle do transporte de cargas e de passageiros.

Com melhor leitura pela fiscalização eletrônica, a nova placa terá a combinação alfanumérica de quatro letras e três números. O fundo será branco e a margem azul, com o emblema do Mercosul à esquerda. A bandeira nacional será à direita e o nome do país, no centro. Para dificultar a falsificação, as placas terão linhas onduladas e marcas d’água com a logo do Mercosul gravadas na película refletiva. A cor da combinação alfanumérica vai categorizar os veículos. Particulares terão a cor preta, comercial, vermelha; oficial, azul; diplomático, dourado; e de colecionador, prateado.

O novo modelo terá controle nacional para identificar a origem da placa para inibir a clonagem do veículo. No Brasil, o modelo adotado possui uma tira holográfica à esquerda, ao lado um código bidimensional, com informações do fabricante e o serial da placa. No lado direito, será colocada a bandeira da unidade da Federação com o Brasão do Município. Não será obrigatório trocar as placas do padrão Mercosul para veículos já em circulação antes de 2017.

As novas placas serão fabricadas por empresas credenciadas pelo Denatran, que serão responsáveis pelo controle do uso. Hoje, as placas veiculares são produzidas sem controle e vendidas por empresas credenciadas pelos departamentos estaduais de trânsito.

4 DE MAIO DE 2015 POR RADAR.NACIONAL

05 mai 2015 - Radar NacionalVoltar