NOTÍCIAS » NOVO MODELO DE SINALIZAÇÃO É USADO EM ESTRADAS FEDERAIS

Um novo padrão de sinalização vem sendo aplicado em rodovias federais sob jurisdição do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT). A partir de estudos técnicos e projetos que envolvem modernas técnicas do setor, as mudanças devem ser feitas em 55 mil quilômetros de malha federal.

Pelo programa, além e implantar e manter a sinalização horizontal, vertical e suspensa, são introduzidos dispositivos auxiliares de segurança viária como pórticos em trechos urbanos e defensas metálicas em trechos com curvas.

Pernambuco é o Estado mais beneficiado pelo projeto até agora. Lá, as rodovias que cortam o estado começaram a receber a nova sinalização há dois anos. Um dos exemplos é a BR-104/PE. Nos trechos que vão da Paraíba até Pão de Açúcar e de Caruaru a Panelas, cerca de 660 mil habitantes passaram a trafegar com mais segurança.  A rodovia recebe cerca de sete mil veículos por dia, mas só na zona urbana de Caruaru trafegam 50 mil veículos por dia.

Em cinco anos de projeto, o DNIT aplicou R$ 3,9 bilhões. São 104 contratos com empresas terceirizadas que abrangem todo o país.

Estudo divulgado recentemente pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), aponta que o programa foi responsável pela melhoria da classificação da sinalização nas vias federais. A extensão das rodovias com sinalização classificada negativa caiu de 77,1% em 2013 para 55,9% em 2015. Já a extensão com boa avaliação subiu de 22,9% para 44,9%, em igual período.

De acordo com a avaliação feita pela CNT, “esse ganho de qualidade da sinalização nas rodovias federais já é capaz de oferecer melhores condições de circulação aos veículos e, consequentemente, contribuir para a maior segurança e produtividade dos usuários das rodovias federais.”

by Redação    ,     29 de abril de 2016

03 mai 2016 - Radar NacionalVoltar